Pular para o conteúdo principal

GLOSSÁRIO LANÇADO POR PROFESSOR DA UNIFAL-MG TRAZ MAIS DE 700 VERBETES SOBRE O UNIVERSO CERVEJEIRO


O eBook “Glossário cervejeiro: da cultura à ciência”, livro que apresenta mais de 700 verbetes relacionados ao universo das cervejas, foi desenvolvido e lançado recentemente pelo professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Gabriel Gerber Hornink, e pelo mestre cervejeiro Gabriel Galembeck. 

A proposta para escrever um glossário surgiu em 2017, durante a disciplina eletiva “Ciência da Cerveja”, elaborada a partir dos conhecimentos de Bioquímica que fundamentam o processo de produção de cervejas.

A organização da disciplina, ofertada para os discentes dos cursos de Biologia, Química, Biotecnologia, Farmácia e Nutrição, contou com o apoio da ex-aluna do doutorado em Ciências Fisiológicas da UNIFAL-MG, Kamila Leite Rodrigues, cuja tese resultou na produção de uma cerveja a partir de grãos de kefir, alimento probiótico e funcional com características anti-inflamatórias. 

A pesquisadora trouxe contribuições sobre a prática do trabalho em uma microcervejaria, visto que atualmente possui uma cervejaria artesanal em Paraguaçu-MG.

Nas aulas, os alunos descobrem os fundamentos da produção cervejeira e, também, elaboram uma simulação de produção, na qual precisam criar os nomes das cervejarias, da cerveja, o rótulo e a receita, bem como analisar o fluxo de produção, os custos e as questões ambientais. 

De acordo com o professor Gabriel Hornink, as atividades têm sido produtivas: “tenho conhecimento de alunas/os que fizeram a disciplina e que estão produzindo cerveja em casa, inclusive uma aluna da Química está com um empreendimento próprio de produção de cerveja em Itaocara-RJ”, relata, citando a discente Bianca Soares Vitto.

Após perceber a dificuldade enfrentada pelos alunos para encontrar informações sobre o universo cervejeiro, o professor teve a ideia de elaborar um livro com os principais conteúdos da área. 

“Muitos dos materiais específicos sobre o assunto são em inglês, o que gera um problema de acesso. Com isso, comecei a sistematizar os verbetes, a partir das aulas que foram montadas para a disciplina, e a aprofundar os estudos, tanto para o glossário como para a segunda edição da disciplina”, afirma o professor Gabriel Hornink.

Para consolidar o projeto, o docente contou com a ajuda do técnico-administrativo em educação, Vitor Renato Alves de Brito, e do professor do departamento de Bioquímica da UNIFAL-MG, Eduardo de Figueiredo Peloso. Já o mestre cervejeiro e engenheiro de alimentos Gabriel Galembeck foi convidado para revisar e aprimorar os verbetes, assumindo o papel de coautor da obra.

Sobre o resultado do trabalho, o professor Gabriel Hornink finaliza: “essa história mostra um pouco de como as iniciativas dos docentes podem transpassar pelo ensino, pesquisa e extensão, trazendo ótimos resultados para a formação dos estudantes e para a comunidade, ressaltando a importância e impacto da universidade pública no Brasil”.

Nesta edição, o glossário é composto por 712 verbetes e contém uma síntese esquemática do processo cervejeiro.

Acesse o livro, que está disponível para download em pdf ou ePub, no link: https://www.unifal-mg.edu.br/lme/cienciadacerveja/

Projeto de extensão
Para ampliar a discussão sobre o universo cervejeiro, um projeto de extensão será realizado com o apoio do técnico-administrativo em educação do departamento de Bioquímica da Universidade, George Augusto Veloso de Oliveira, que também é pesquisador da área. 

A proposta é que as atividades tenham início ainda este ano e contem com fóruns de discussão online, minicursos presenciais e lives no youtube.

com Milena Favalli Simão - da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/