Pular para o conteúdo principal

GLOSSÁRIO LANÇADO POR PROFESSOR DA UNIFAL-MG TRAZ MAIS DE 700 VERBETES SOBRE O UNIVERSO CERVEJEIRO


O eBook “Glossário cervejeiro: da cultura à ciência”, livro que apresenta mais de 700 verbetes relacionados ao universo das cervejas, foi desenvolvido e lançado recentemente pelo professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Gabriel Gerber Hornink, e pelo mestre cervejeiro Gabriel Galembeck. 

A proposta para escrever um glossário surgiu em 2017, durante a disciplina eletiva “Ciência da Cerveja”, elaborada a partir dos conhecimentos de Bioquímica que fundamentam o processo de produção de cervejas.

A organização da disciplina, ofertada para os discentes dos cursos de Biologia, Química, Biotecnologia, Farmácia e Nutrição, contou com o apoio da ex-aluna do doutorado em Ciências Fisiológicas da UNIFAL-MG, Kamila Leite Rodrigues, cuja tese resultou na produção de uma cerveja a partir de grãos de kefir, alimento probiótico e funcional com características anti-inflamatórias. 

A pesquisadora trouxe contribuições sobre a prática do trabalho em uma microcervejaria, visto que atualmente possui uma cervejaria artesanal em Paraguaçu-MG.

Nas aulas, os alunos descobrem os fundamentos da produção cervejeira e, também, elaboram uma simulação de produção, na qual precisam criar os nomes das cervejarias, da cerveja, o rótulo e a receita, bem como analisar o fluxo de produção, os custos e as questões ambientais. 

De acordo com o professor Gabriel Hornink, as atividades têm sido produtivas: “tenho conhecimento de alunas/os que fizeram a disciplina e que estão produzindo cerveja em casa, inclusive uma aluna da Química está com um empreendimento próprio de produção de cerveja em Itaocara-RJ”, relata, citando a discente Bianca Soares Vitto.

Após perceber a dificuldade enfrentada pelos alunos para encontrar informações sobre o universo cervejeiro, o professor teve a ideia de elaborar um livro com os principais conteúdos da área. 

“Muitos dos materiais específicos sobre o assunto são em inglês, o que gera um problema de acesso. Com isso, comecei a sistematizar os verbetes, a partir das aulas que foram montadas para a disciplina, e a aprofundar os estudos, tanto para o glossário como para a segunda edição da disciplina”, afirma o professor Gabriel Hornink.

Para consolidar o projeto, o docente contou com a ajuda do técnico-administrativo em educação, Vitor Renato Alves de Brito, e do professor do departamento de Bioquímica da UNIFAL-MG, Eduardo de Figueiredo Peloso. Já o mestre cervejeiro e engenheiro de alimentos Gabriel Galembeck foi convidado para revisar e aprimorar os verbetes, assumindo o papel de coautor da obra.

Sobre o resultado do trabalho, o professor Gabriel Hornink finaliza: “essa história mostra um pouco de como as iniciativas dos docentes podem transpassar pelo ensino, pesquisa e extensão, trazendo ótimos resultados para a formação dos estudantes e para a comunidade, ressaltando a importância e impacto da universidade pública no Brasil”.

Nesta edição, o glossário é composto por 712 verbetes e contém uma síntese esquemática do processo cervejeiro.

Acesse o livro, que está disponível para download em pdf ou ePub, no link: https://www.unifal-mg.edu.br/lme/cienciadacerveja/

Projeto de extensão
Para ampliar a discussão sobre o universo cervejeiro, um projeto de extensão será realizado com o apoio do técnico-administrativo em educação do departamento de Bioquímica da Universidade, George Augusto Veloso de Oliveira, que também é pesquisador da área. 

A proposta é que as atividades tenham início ainda este ano e contem com fóruns de discussão online, minicursos presenciais e lives no youtube.

com Milena Favalli Simão - da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...