Pular para o conteúdo principal

ANDRADAS REALIZA PRIMEIRO FESTIVAL DE CAFÉS ESPECIAIS

Andradas Café Festival chega ao município com exposição de marcas nacionais, campeonatos, cursos, turismo, gastronomia e cultura para o público visitante

Com o objetivo de potencializar a cafeicultura de Andradas, a cidade mineira reunirá de 30 de março a 2 de abril atrativos da região para receber milhares de turistas e moradores durante o festival de cafés. Conhecida pela culinária com influência italiana e mineira, também pelos vinhos, azeites e bananas, Andradas tem no café o seu maior motor econômico na geração de emprego e renda para milhares de famílias de produtores.

“São mais de 2.700 cafeicultores, na sua maioria familiares, com uma produção de mais de 200 mil sacas de café. Os grãos são produzidos em solos vulcânicos e em altitudes elevadas. A Prefeitura Municipal reconhecendo todo esse potencial vem investindo para tornar Andradas uma reconhecida origem de cafés especiais”, explica a prefeita Margot Navarro Graziani Pioli, uma das realizadoras do Andradas Café Festival.

De acordo com os organizadores, a ideia é realizar na cidade, que integra a Mantiqueira Vulcânica, um evento de expressão nacional. Para isso estão preparando uma programação variada e diversas atrações com profissionais renomados: “Iremos promover uma prova profissional dos melhores cafés de Andradas para que os produtores e os empresários possam conhecer cada vez mais o potencial dos grãos da região, que se destaca nos concursos”, explica Sebastião Donizete Benevene, presidente da Associação dos Cafeicultores do Bairro Gabirobal (ACAFEG), uma das realizadoras do evento.

Desenvolvimento da região
A cultura, o turismo e a gastronomia são o tripé de sustentação da região quando se fala em café e produtos regionais. Durante os dias na cidade, o visitante poderá realizar rotas e passeios guiados, conhecer também a cultura local, propriedades rurais, atrativos turísticos, exposições e a gastronomia com pratos típicos que também levarão cafés e harmonizações com receitas exclusivas.

A proximidade com São Paulo, são apenas 220 quilômetros e 2h30 de viagem, tem o objetivo de atrair turistas apaixonados por café e por todas as histórias, tradições e experiências no município, que já é reconhecido pelos cafés, vinhos, trilhas, cachoeiras e paisagens montanhosas exuberantes. A hotelaria, restaurantes, rotas de turismo, lojas de produtos locais, vinícolas e olivais, assim como o famoso Pico do Gavião, estarão preparados para receber os visitantes do Festival.

O foco do evento é “desenvolver a região, proporcionar conhecimento e aproximar os produtores locais do mercado de cafés especiais, trazendo experiências e conteúdo”, explica um dos realizadores, o analista técnico do Sebrae, Ivan Figueiredo. A programação terá campeonatos de preparo de café e de torra do grão e também cursos básicos e palestras para quem quiser aprender mais sobre a bebida. Dentre os organizadores também está o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) que promoverá alguns dos conteúdos, como o Desafio Koar e o Campeonato de Torra de cafés.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla. O evento será realizado no Pavilhão do Vinho e terá estandes com exposição de marcas de café e produtos relacionados, artesanato, gastronomia local e espaços culturais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...