Pular para o conteúdo principal

ANDRADAS REALIZA PRIMEIRO FESTIVAL DE CAFÉS ESPECIAIS

Andradas Café Festival chega ao município com exposição de marcas nacionais, campeonatos, cursos, turismo, gastronomia e cultura para o público visitante

Com o objetivo de potencializar a cafeicultura de Andradas, a cidade mineira reunirá de 30 de março a 2 de abril atrativos da região para receber milhares de turistas e moradores durante o festival de cafés. Conhecida pela culinária com influência italiana e mineira, também pelos vinhos, azeites e bananas, Andradas tem no café o seu maior motor econômico na geração de emprego e renda para milhares de famílias de produtores.

“São mais de 2.700 cafeicultores, na sua maioria familiares, com uma produção de mais de 200 mil sacas de café. Os grãos são produzidos em solos vulcânicos e em altitudes elevadas. A Prefeitura Municipal reconhecendo todo esse potencial vem investindo para tornar Andradas uma reconhecida origem de cafés especiais”, explica a prefeita Margot Navarro Graziani Pioli, uma das realizadoras do Andradas Café Festival.

De acordo com os organizadores, a ideia é realizar na cidade, que integra a Mantiqueira Vulcânica, um evento de expressão nacional. Para isso estão preparando uma programação variada e diversas atrações com profissionais renomados: “Iremos promover uma prova profissional dos melhores cafés de Andradas para que os produtores e os empresários possam conhecer cada vez mais o potencial dos grãos da região, que se destaca nos concursos”, explica Sebastião Donizete Benevene, presidente da Associação dos Cafeicultores do Bairro Gabirobal (ACAFEG), uma das realizadoras do evento.

Desenvolvimento da região
A cultura, o turismo e a gastronomia são o tripé de sustentação da região quando se fala em café e produtos regionais. Durante os dias na cidade, o visitante poderá realizar rotas e passeios guiados, conhecer também a cultura local, propriedades rurais, atrativos turísticos, exposições e a gastronomia com pratos típicos que também levarão cafés e harmonizações com receitas exclusivas.

A proximidade com São Paulo, são apenas 220 quilômetros e 2h30 de viagem, tem o objetivo de atrair turistas apaixonados por café e por todas as histórias, tradições e experiências no município, que já é reconhecido pelos cafés, vinhos, trilhas, cachoeiras e paisagens montanhosas exuberantes. A hotelaria, restaurantes, rotas de turismo, lojas de produtos locais, vinícolas e olivais, assim como o famoso Pico do Gavião, estarão preparados para receber os visitantes do Festival.

O foco do evento é “desenvolver a região, proporcionar conhecimento e aproximar os produtores locais do mercado de cafés especiais, trazendo experiências e conteúdo”, explica um dos realizadores, o analista técnico do Sebrae, Ivan Figueiredo. A programação terá campeonatos de preparo de café e de torra do grão e também cursos básicos e palestras para quem quiser aprender mais sobre a bebida. Dentre os organizadores também está o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) que promoverá alguns dos conteúdos, como o Desafio Koar e o Campeonato de Torra de cafés.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla. O evento será realizado no Pavilhão do Vinho e terá estandes com exposição de marcas de café e produtos relacionados, artesanato, gastronomia local e espaços culturais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.