Pular para o conteúdo principal

TRANSEXUALIDADE E NOME SOCIAL SÃO TEMAS DA 13ª PARADA DO ORGULHO LGBTTTs DO SUL DE MINAS

Primeira e única Parada do Orgulho LGBTTTs do Sul de Minas tem concentração na Praça Getúlio Vargas

O Movimento Gay de Alfenas (MGA), ONG que completou 18 anos de luta, lançou, oficialmente o tema da Parada deste ano: “Meu nome, minha identidade”, colocando em foco as diferenças existentes entre a mudança de nome no registro civil e o uso do nome social por transexuais, além de abordar os direitos assegurados à população de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais.

A 13ª Parada do Orgulho do Orgulho LGBTTTs do Sul de Minas será realizada no dia 1º de julho. A concentração começa às 13h, na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Alfenas. Está continua sendo a primeira e única do Parada do Orgulho LGBTTTs realizada na região do Sul de Minas.

Antes da tradicional Parada, será realizada a 12ª Semana da Diversidade, também com o mesmo tema: Transexualidade e Nome Social. A programação da Semana da Diversidade será divulgada em breve. 

Além da Parada e da 12º Semana da Diversidade, seguindo a tradicional também serão realizadas as festas de Pré-Parada, em 30 de junho, e Pós-Parada, em 1º de julho.

Sander Simaglio, fundador e atual presidente da ONG explica o motivo pelo qual o MGA abordou dois anos consecutivos a questão da transexualidade.

"As pessoas LGBT fazem parte de um dos grupos vulneráveis que sofre as maiores violências no nosso país. O Brasil possui o infeliz título de campeão mundial de assassinatos de pessoas travestis e transexuais por motivo de ódio, segundo dados da ong Transgender Europe. Precisamos, de alguma forma, contribuir para diminuir esses números", diz Sander.

Os dados de agressões e violências contra pessoas LGBT podem ser ainda maiores, já que em muitos casos não são nem mesmo reportados. A luta por dignidade, direitos iguais e respeito tem se fortalecido. Uma dentre as muitas demandas, está o direito de uso do nome social.

Para Simaglio, o não reconhecimento do direito dos transexuais à troca de prenome e sexo correspondente à sua identidade de gênero viola preceitos fundamentais da Constituição como os princípios da dignidade da pessoa humana, a vedação à discriminação odiosa, a igualdade, a liberdade e a privacidade.

"O reconhecimento do nome social é um direito conquistado, especialmente por pessoas travestis e transexuais, que lutam, dentre outras coisas, contra o constrangimento de ser chamado pelo nome que representa um gênero com o qual a pessoa não se identifica", ressalta ele.

"Muitas pessoas enfrentam por anos não apenas a luta contra o preconceito, mas também uma luta pelo desenvolvimento livre e respeitoso da própria identidade. Permanecer sendo chamadas por um nome que não lhes representa implica em grandes prejuízos psicoemocionais e sociais à estes indivíduos", reforça o fundador e atual presidente do MGA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.