Pular para o conteúdo principal

FINALIZADO SISTEMA INÉDITO DA UFLA DE ISOLAMENTO E TRANSPORTE DE PACIENTES COM COVID-19


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem trabalhado, por meio dos seus pesquisadores, para levar à sociedade equipamentos que auxiliem de forma efetiva no combate à pandemia de Covid-19. Nesse sentido, com o objetivo de reduzir a possibilidade de infecção de outros pacientes e profissionais de saúde, foi desenvolvido um sistema inédito de enclausuramento e transporte que isola o paciente com suspeita ou confirmação de infecção pelo coronavírus. Os testes de laboratórios de engenharia acabam de ser concluídos.

O sistema é capaz de manter uma atmosfera controlada interna, com um fluxo de ar contínuo, de acordo com o protocolo médico necessário a determinado paciente, além do controle de vazão e pressão e total desinfecção do vírus no momento da saída do ar, diferentemente de todas as outras soluções disponíveis no mercado mundial. 

Dessa forma, o ar expelido ao ambiente externo é inofensivo ao ser humano e não contamina outras pessoas. O moderno equipamento será de grande utilidade para a movimentação de pacientes com Covid-19 entre as diversas alas hospitalares, considerando ainda deslocamentos de CTI e de ambientes externos. 

O sistema também pode ser utilizado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e em helicópteros, caso necessário.

O responsável pelo projeto, professor Sandro Pereira da Silva, explica que “alguns estudos mostram que o vírus se mantém suspenso no ambiente por cerca de três horas e considerando que o ambiente hospitalar possui maior número de prováveis doentes com coronavírus, há um constante risco de disseminação viral. Ao manter o paciente contaminado dentro do sistema de enclausuramento minimiza-se a contaminação durante o seu deslocamento. 

Além disso, o sistema terá a sua aplicação não só no combate da Covid-19, mas para qualquer doença que permita contágio entre as pessoas, como Tuberculose, Meningite, entre outras”.

O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e pelo Ministério da Educação (MEC - SISU). O próximo passo é submeter ao Comitê de Ética para validação em animais.

*Com assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

ELEIÇÕES NA UFLA

A Comunidade Universitária trouxe a tona essa semana dois nomes fortes para a “Reconstrução” da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Eles têm no currículo páginas dedicadas ao trabalho realizado na universidade, trabalho este que marcou duas gestões como sendo históricas. Encabeça a chapa o Professor José Roberto Soares Scolforo, tendo como vice o Professor Jackson Antônio Barbosa. Ambos com o nome já grafado na história desta instituição centenária, pelo trabalho prestado não só na área didática como também no campo administrativo, onde Scolforo atuou por dois mandatos como Reitor e Jackson como Prefeito do Campus (cargo este transformado em Pró-reitor de Infraestrutura e Logística). Quem acompanha a Ufla nos últimos 12 anos, é testemunha que o período entre 2012 e abril de 2020 foi de uma transformação fantástica na universidade.  Scolforo usou sua capacidade administrativa para colocar a universidade entre as primeiras do ranking nacional. Projetou também o nome da Ufla intern...