sexta-feira, 23 de abril de 2021

FINALIZADO SISTEMA INÉDITO DA UFLA DE ISOLAMENTO E TRANSPORTE DE PACIENTES COM COVID-19


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem trabalhado, por meio dos seus pesquisadores, para levar à sociedade equipamentos que auxiliem de forma efetiva no combate à pandemia de Covid-19. Nesse sentido, com o objetivo de reduzir a possibilidade de infecção de outros pacientes e profissionais de saúde, foi desenvolvido um sistema inédito de enclausuramento e transporte que isola o paciente com suspeita ou confirmação de infecção pelo coronavírus. Os testes de laboratórios de engenharia acabam de ser concluídos.

O sistema é capaz de manter uma atmosfera controlada interna, com um fluxo de ar contínuo, de acordo com o protocolo médico necessário a determinado paciente, além do controle de vazão e pressão e total desinfecção do vírus no momento da saída do ar, diferentemente de todas as outras soluções disponíveis no mercado mundial. 

Dessa forma, o ar expelido ao ambiente externo é inofensivo ao ser humano e não contamina outras pessoas. O moderno equipamento será de grande utilidade para a movimentação de pacientes com Covid-19 entre as diversas alas hospitalares, considerando ainda deslocamentos de CTI e de ambientes externos. 

O sistema também pode ser utilizado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e em helicópteros, caso necessário.

O responsável pelo projeto, professor Sandro Pereira da Silva, explica que “alguns estudos mostram que o vírus se mantém suspenso no ambiente por cerca de três horas e considerando que o ambiente hospitalar possui maior número de prováveis doentes com coronavírus, há um constante risco de disseminação viral. Ao manter o paciente contaminado dentro do sistema de enclausuramento minimiza-se a contaminação durante o seu deslocamento. 

Além disso, o sistema terá a sua aplicação não só no combate da Covid-19, mas para qualquer doença que permita contágio entre as pessoas, como Tuberculose, Meningite, entre outras”.

O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e pelo Ministério da Educação (MEC - SISU). O próximo passo é submeter ao Comitê de Ética para validação em animais.

*Com assessoria da UFLA

Nenhum comentário: