Pular para o conteúdo principal

ESTUDO APONTA NORMALIDADE NA INCIDÊNCIA DE CÂNCER EM POÇOS

Uma pesquisa realizada na região indicou as concentrações de radiação natural e a sua possível relação com o número de casos de câncer. Os resultados foram divulgados na manhã desta segunda-feira, 28, durante coletiva no gabinete do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço. A pesquisa foi desenvolvida pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), Secretaria Estadual de Saúde, Comissão Nacional de Energia (CNEN) e as prefeituras de Poços, Andradas e Caldas, no Sul de Minas.

O estudo, embora tenha apontado uma concentração significativa de radônio no planalto de Poços de Caldas, indica que as taxas de incidência de câncer não estão entre as mais elevadas do país. A quantidade de casos da doença é semelhante à de outras cidades de mesmo porte. “Aquela ideia de que teríamos uma incidência maior de câncer não se confirmou. Ao mesmo tempo, a gente alerta para a questão do risco do radônio e à necessidade de ter medidas preventivas”, afirmou a secretária de Saúde Fátima Livorato.

Sobre a questão da radiação natural, a Secretaria Municipal de Saúde fará ações educativas para conscientizar a comunidade que mora nos locais onde há maior concentração, propondo hábitos como maior ventilação dos imóveis. “É possível diminuir o risco individual deixando portas e janelas abertas o maior tempo possível”, informou a coordenadora da Vigilância do Câncer da Secretaria de Estado de Saúde, Berenice Navarro, também presente à coletiva.

Ao todo, foram instalados medidores de radiação em 342 residências em Poços, 177 em Andradas e 158 em Caldas. Em Poços, a Secretaria Municipal de Saúde continua a monitorar os casos de câncer. Já a Secretaria de Planejamento fará orientações quanto à construção de edificações. 

A questão será debatida no município numa conferência internacional com representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan Americana de Saúde (Opas), pesquisadores e líderes de países que também apresentam índices de radônio. O evento será realizado de 19 a 23 de maio. “Todos os nossos esforços são no sentido de preservar a saúde da população”, concluiu o prefeito Eloísio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.