Pular para o conteúdo principal

ESTUDO APONTA NORMALIDADE NA INCIDÊNCIA DE CÂNCER EM POÇOS

Uma pesquisa realizada na região indicou as concentrações de radiação natural e a sua possível relação com o número de casos de câncer. Os resultados foram divulgados na manhã desta segunda-feira, 28, durante coletiva no gabinete do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço. A pesquisa foi desenvolvida pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), Secretaria Estadual de Saúde, Comissão Nacional de Energia (CNEN) e as prefeituras de Poços, Andradas e Caldas, no Sul de Minas.

O estudo, embora tenha apontado uma concentração significativa de radônio no planalto de Poços de Caldas, indica que as taxas de incidência de câncer não estão entre as mais elevadas do país. A quantidade de casos da doença é semelhante à de outras cidades de mesmo porte. “Aquela ideia de que teríamos uma incidência maior de câncer não se confirmou. Ao mesmo tempo, a gente alerta para a questão do risco do radônio e à necessidade de ter medidas preventivas”, afirmou a secretária de Saúde Fátima Livorato.

Sobre a questão da radiação natural, a Secretaria Municipal de Saúde fará ações educativas para conscientizar a comunidade que mora nos locais onde há maior concentração, propondo hábitos como maior ventilação dos imóveis. “É possível diminuir o risco individual deixando portas e janelas abertas o maior tempo possível”, informou a coordenadora da Vigilância do Câncer da Secretaria de Estado de Saúde, Berenice Navarro, também presente à coletiva.

Ao todo, foram instalados medidores de radiação em 342 residências em Poços, 177 em Andradas e 158 em Caldas. Em Poços, a Secretaria Municipal de Saúde continua a monitorar os casos de câncer. Já a Secretaria de Planejamento fará orientações quanto à construção de edificações. 

A questão será debatida no município numa conferência internacional com representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan Americana de Saúde (Opas), pesquisadores e líderes de países que também apresentam índices de radônio. O evento será realizado de 19 a 23 de maio. “Todos os nossos esforços são no sentido de preservar a saúde da população”, concluiu o prefeito Eloísio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.