Pular para o conteúdo principal

GERAÇÃO DIGITAL


Prefeito Marcos Cherem durante solenidade de entrega dos tablets
As crianças da rede Municipal de Lavras, por meio de grupos de alunos representantes de cada Escola Municipal da cidade lotaram o anfiteatro da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em um lançamento que irá entrar para a história da educação pública de Lavras e do país.

Os alunos da rede municipal utilizaram pela primeira vez os 7.000 tablets que fazem parte do projeto Educação Conectada, que com inovação didática e muita tecnologia irá conectar os alunos do sistema público municipal de Lavras, a um sistema de ensino vibrante, participativo e digital e dar um choque de resultado no tradicional ensino público do país.

Um projeto que trará para Lavras nas próximas aferições do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Ministério da Educação (MEC) índices de aferição de qualidade no ensino municipal como a cidade nunca conheceu.

As crianças da rede municipal com seu uniforme e em alguns segundos estavam íntimas dos tablets e com uma euforia, que deixou claro que o projeto Educação Conectada é o início de uma enorme revolução no ensino público municipal, cujo tablet é apenas a porta de entrada das crianças no sistema, uma ferramenta para uma nova forma de apreender vibrante, que envolve as crianças e professores em um aprendizado de resultados.

O que é o projeto Educação Conectada?
Nesta primeira etapa do programa, com entre meados de setembro e início de outubro, serão contemplados em torno de 4.500 alunos do 1º ao 5º ano, sendo que a partir de 2015 o programa se estenderá para os 2.500 estudantes do 6º ao 9º ano. Todos os tablets estarão configurados de forma individual de acordo com a série de cada aluno, que terá uma senha própria para ter o acesso ao equipamento, através do qual todo o histórico do aluno será armazenado na central do programa.

Para os professores, o programa irá oferecer condições de qualificação profissional através de vídeos conferências, cursos de capacitação e especialização no Laboratório de Educação Conectada (Leduc), uma central física localizada no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Comentários

Anônimo disse…
Foi lindo de se ver o brilho nos olhos das crianças! Coisas que valeram a pena e que ficará para sempre na memória de quem viveu este momento. Parabéns Dr Marcos, Tide, Cláudia Lopes, Professora Ana Paula, Karla Veloso e demais pessoas que trabalharam com afinco para tornar este sonho possível.

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

SISTEMA FECOMÉRCIO MG OFERTA, POR MEIO DO SENAC, DEZ TURMAS EM CURSOS GRATUITOS EM LAVRAS

As qualificações fazem parte dos programas PSG e Senac + O Senac em Lavras , que faz parte do Sistema Fecomércio MG, oferta, por meio dos programas Senac+ e Programa Senac de Gratuidade (PSG) , dez turmas em cursos gratuitos ágeis e técnicos com início previsto para o mês de agosto. O PSG disponibiliza as vagas para pessoas cuja renda familiar per capita não ultrapasse dois salários-mínimos. E pelo Senac+, podem participar alunos indicados por empresas; sindicatos empresariais e associações de inclusão social devidamente credenciadas junto ao Senac. Cursos ágeis com matrículas abertas em Lavras Há oportunidades em turmas nas áreas de beleza, gastronomia, gestão, tecnologia e saúde. PSG · Informática Básica - Sistemas Operacionais e MS Office – Início 04/08 · Tricologia e Terapia Capilar – Início 04/08 · Cor e Mechas – Início 04/08 · Assistente de Logística – Início 04/08 · Gestão de Custos e Logísticas em A&B - Início 04/08 · Cozinhas Veg...