terça-feira, 16 de setembro de 2014

GERAÇÃO DIGITAL


Prefeito Marcos Cherem durante solenidade de entrega dos tablets
As crianças da rede Municipal de Lavras, por meio de grupos de alunos representantes de cada Escola Municipal da cidade lotaram o anfiteatro da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em um lançamento que irá entrar para a história da educação pública de Lavras e do país.

Os alunos da rede municipal utilizaram pela primeira vez os 7.000 tablets que fazem parte do projeto Educação Conectada, que com inovação didática e muita tecnologia irá conectar os alunos do sistema público municipal de Lavras, a um sistema de ensino vibrante, participativo e digital e dar um choque de resultado no tradicional ensino público do país.

Um projeto que trará para Lavras nas próximas aferições do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Ministério da Educação (MEC) índices de aferição de qualidade no ensino municipal como a cidade nunca conheceu.

As crianças da rede municipal com seu uniforme e em alguns segundos estavam íntimas dos tablets e com uma euforia, que deixou claro que o projeto Educação Conectada é o início de uma enorme revolução no ensino público municipal, cujo tablet é apenas a porta de entrada das crianças no sistema, uma ferramenta para uma nova forma de apreender vibrante, que envolve as crianças e professores em um aprendizado de resultados.

O que é o projeto Educação Conectada?
Nesta primeira etapa do programa, com entre meados de setembro e início de outubro, serão contemplados em torno de 4.500 alunos do 1º ao 5º ano, sendo que a partir de 2015 o programa se estenderá para os 2.500 estudantes do 6º ao 9º ano. Todos os tablets estarão configurados de forma individual de acordo com a série de cada aluno, que terá uma senha própria para ter o acesso ao equipamento, através do qual todo o histórico do aluno será armazenado na central do programa.

Para os professores, o programa irá oferecer condições de qualificação profissional através de vídeos conferências, cursos de capacitação e especialização no Laboratório de Educação Conectada (Leduc), uma central física localizada no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Um comentário:

Anônimo disse...

Foi lindo de se ver o brilho nos olhos das crianças! Coisas que valeram a pena e que ficará para sempre na memória de quem viveu este momento. Parabéns Dr Marcos, Tide, Cláudia Lopes, Professora Ana Paula, Karla Veloso e demais pessoas que trabalharam com afinco para tornar este sonho possível.