Pular para o conteúdo principal

GERAÇÃO DIGITAL


Prefeito Marcos Cherem durante solenidade de entrega dos tablets
As crianças da rede Municipal de Lavras, por meio de grupos de alunos representantes de cada Escola Municipal da cidade lotaram o anfiteatro da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em um lançamento que irá entrar para a história da educação pública de Lavras e do país.

Os alunos da rede municipal utilizaram pela primeira vez os 7.000 tablets que fazem parte do projeto Educação Conectada, que com inovação didática e muita tecnologia irá conectar os alunos do sistema público municipal de Lavras, a um sistema de ensino vibrante, participativo e digital e dar um choque de resultado no tradicional ensino público do país.

Um projeto que trará para Lavras nas próximas aferições do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Ministério da Educação (MEC) índices de aferição de qualidade no ensino municipal como a cidade nunca conheceu.

As crianças da rede municipal com seu uniforme e em alguns segundos estavam íntimas dos tablets e com uma euforia, que deixou claro que o projeto Educação Conectada é o início de uma enorme revolução no ensino público municipal, cujo tablet é apenas a porta de entrada das crianças no sistema, uma ferramenta para uma nova forma de apreender vibrante, que envolve as crianças e professores em um aprendizado de resultados.

O que é o projeto Educação Conectada?
Nesta primeira etapa do programa, com entre meados de setembro e início de outubro, serão contemplados em torno de 4.500 alunos do 1º ao 5º ano, sendo que a partir de 2015 o programa se estenderá para os 2.500 estudantes do 6º ao 9º ano. Todos os tablets estarão configurados de forma individual de acordo com a série de cada aluno, que terá uma senha própria para ter o acesso ao equipamento, através do qual todo o histórico do aluno será armazenado na central do programa.

Para os professores, o programa irá oferecer condições de qualificação profissional através de vídeos conferências, cursos de capacitação e especialização no Laboratório de Educação Conectada (Leduc), uma central física localizada no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Comentários

Anônimo disse…
Foi lindo de se ver o brilho nos olhos das crianças! Coisas que valeram a pena e que ficará para sempre na memória de quem viveu este momento. Parabéns Dr Marcos, Tide, Cláudia Lopes, Professora Ana Paula, Karla Veloso e demais pessoas que trabalharam com afinco para tornar este sonho possível.

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...