Pular para o conteúdo principal

AEROPORTO DE UBERLÂNDIA REGISTRA MELHOR JANEIRO DA HISTÓRIA

  • Terminal alcança recorde histórico para o primeiro mês do ano
  • Movimentação cresce 16,83% em relação a 2025
  • Novas rotas devem impulsionar aumento de oferta no segundo semestre



O Aeroporto de Uberlândia, administrado pela Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, registrou em janeiro o melhor resultado da história para o mês. Ao todo, foram 104.163 passageiros, alta de 16,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Janeiro deste ano foi 2,2% superior ao recorde anterior, de janeiro de 2015.

Além de ser o melhor janeiro já registrado, o resultado representa a terceira maior movimentação mensal da história do aeroporto, atrás apenas de agosto de 2019 e de julho de 2019.

O desempenho de Uberlândia ajudou a impulsionar o crescimento de toda a rede Aena no país, que também teve o melhor mês da história na soma dos 17 aeroportos sob gestão da concessionária no Brasil. Ao todo, foram mais de 4,3 milhões de passageiros, o que representa uma alta de 6,7% em relação a janeiro do ano passado.

A movimentação reflete o aumento dos voos comerciais no Aeroporto de Uberlândia no período, quando foram registradas 983 operações das companhias aéreas. A quantidade de voos comerciais é 22,26% superior à registrada no mesmo período de 2025, sendo a maior alta percentual entre todos os aeroportos da Aena Brasil em janeiro de 2026.

“O resultado histórico de janeiro confirma a força do mercado de Uberlândia e da região. Temos trabalhado de forma integrada com companhias aéreas e lideranças locais para ampliar a conectividade do aeroporto e criar novas oportunidades de desenvolvimento. Esse crescimento é fruto de planejamento, diálogo e de um esforço conjunto para oferecer cada vez mais opções e qualidade de serviço aos passageiros”, afirma Guilherme Zapola, diretor do Aeroporto de Uberlândia.

Como resultado dessas ações, a expectativa é que, no terceiro trimestre de 2026, o Aeroporto de Uberlândia registre aumento de 30% na oferta de voos em relação ao mesmo período do ano anterior. O crescimento será impulsionado pelas novas rotas da Gol para Guarulhos e Galeão, além da adição de mais uma frequência para Congonhas, e pela nova operação da LATAM para Brasília.

Recife também registra mês histórico
O bom desempenho acompanha o cenário positivo em outros aeroportos administrados pela Aena no Brasil. No Aeroporto Internacional do Recife, o mês de janeiro foi o mais movimentado da história do terminal, com 1.015.692 passageiros e 7.858 operações de pousos e decolagens. É a primeira vez que o aeroporto supera a marca de 1 milhão de viajantes em um único mês. A expectativa é que o terminal pernambucano também encerre 2026 com novo recorde, ultrapassando a marca de 10 milhões de passageiros ao longo do ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

INSEGURANÇA NO CAMPUS

Nas últimas semanas aumentou os casos de crimes ocorridos no campus da UFLA. Setor 'sensível', segurança interna sofreu redução de gastos com mudança do quadro funcional  Segurança interna foi uma das primeiras a sofrer baixas na politica de redução de gastos e prioridades A segurança pública é uma das grandes preocupações da sociedade brasileira. Mesmo municípios pequenos e as zonas rurais estão vivenciando o aumento alarmante da prática de crimes contra o patrimônio e a vida. E nos campi das instituições federais de ensino superior (IFES) a situação não tem sido diferente. A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem vivido às voltas nas últimas três semanas com uma onda de crimes praticados dentro do campus. Os fatos ocorridos tem se concentrado na região do Ginásio Poliesportivo e do setor de Hidráulica, na parte de baixo do campus, em uma região onde existem passagens para o perímetro urbana da cidade e bairros vizinhos. Até o...