segunda-feira, 2 de março de 2020

IFSULDEMINAS INAUGURA SEGUNDA UNIDADE DO CAMPUS AVANÇADO EM TRÊS CORAÇÕES

Complexo Educacional Atalaia é entregue à comunidade


Na tarde da última sexta-feira, 28 de fevereiro, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) inaugurou a segunda unidade do Campus Avançado Três Corações. 

Autoridades do município e dos poderes executivo, legislativo e judiciário; representantes de diversas instituições, inclusive da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC); e membros da comunidade acadêmica do instituto, como reitor, pró-reitores, diretores sistêmicos e dos campi, servidores e estudantes, além da comunidade externa, participaram da solenidade de inauguração do Complexo Educacional Atalaia, uma estrutura com 7.311,25 m², cuja reforma e construção duraram mais de dois anos e custaram cerca de R$ 3,7 milhões.


O local irá abrigar atividades administrativas, pedagógicas teóricas e práticas, sociais, culturais e esportivas do Campus Avançado Três Corações. Mais de 200 pessoas estiveram presentes no evento, no ginásio poliesportivo do Atalaia.


O novo complexo conta com quatro salas de aula; laboratórios de Mecânica (Usinagem, Desenho, Pneumática, Hidráulica, Metrologia, Ajustagem, entre outros); laboratório de Informática; ginásio poliesportivo; quatro salas administrativas e pedagógicas; três almoxarifados; áreas de convivência; auditório; circuito de câmeras de monitoramento; sistema de combate a incêndio e pânico; banheiros acessíveis; guarita para recepção e estacionamento. 

Todos esses setores já estão montados, equipados e, a partir deste mês de março, já irão receber alunos para as atividades curriculares.

O coordenador do curso Técnico de Mecânica acompanhou o processo de transferência dos maquinários que compõem os laboratórios do curso para o Atalaia e elogiou a mudança. 

“Com o Atalaia, criou-se um espaço que não tínhamos. Agora, temos condições plenas de reunir os alunos e dar uma aula com a presença de todos [antes, era necessário dividir os alunos em grupos durante as aulas práticas, pois os laboratórios não comportavam muitas pessoas]. E o mais importante é que estas aulas são ministradas com uma tecnologia atualizada”, explicou.

O Complexo ainda possui outros espaços, como academia, vestiários, cozinha industrial e o refeitório estudantil, que só devem entrar em funcionamento, efetivamente, no segundo semestre, segundo o diretor-geral do Campus Avançado Três Corações, Francisco Vitor de Paula. 

“Estamos montando um processo para definir, por exemplo, a empresa que vai explorar o refeitório. Quanto à academia, o espaço já pode ser ocupado por aulas que não necessitem de equipamentos, pois estes ainda precisam ser adquiridos. Estamos realizados em inaugurar o Atalaia, mas o trabalho nunca termina, ainda temos muitos projetos para este lugar, como ver construído aqui um teatro de arena”, afirmou.


Além disso, um dos diferenciais do Atalaia é possuir sistemas de armazenamento de água potável com capacidade para 70.000 litros e de águas pluviais para reuso, de 214.000 litros, como informou o coordenador-geral de obras de infraestrutura do IFSULDEMINAS, o engenheiro civil Paulo Roberto de Oliveira. 

“No quesito sustentabilidade, dentre os nossos campi, o de Três Corações, por causa do Atalaia, agora é o que tem a maior capacidade de armazenamento de águas pluviais para serem aproveitadas. Além disso, ainda iremos instalar no complexo placas fotovoltaicas, para a geração de energia solar”, explicou.

Solenidade
Apresentações musicais marcaram o início do evento. O Coral Vozes do Coração do IFSULDEMINAS - Campus Avançado Três Corações, composto por estudantes, servidores e comunidade, foi convidado a se apresentar. Em seguida, a banda de música da Escola de Sargentos das Armas de Três Corações, regida pelo maestro e subtenente Gonzaga, executou algumas músicas e o Hino Nacional Brasileiro. 

Durante a cerimônia, foi relembrada a criação e desenvolvimento do IFSULDEMINAS, destacando como foi a chegada do Instituto a Três Corações e a trajetória de transformação da antiga fábrica de calçados da cidade, abandonada há mais de 20 anos, na segunda unidade de ensino do Campus Avançado. Tais informações, inclusive, foram apresentadas em um vídeo, disponível abaixo, que também mostrou ‘o antes e o depois’ da obra do Atalaia.

Parabenizações
O congressista e presidente da Frente Parlamentar de Defesa dos Institutos Federais, o deputado federal Reginaldo Lopes, comentou sobre a importância da expansão da Rede Federal. 


"O grande desafio do Brasil é enfrentar as desigualdades e, talvez, o melhor instrumento para enfrentá-las seja a Rede Federal de Ensino Tecnológico e Profissionalizante, uma instituição de ensino verticalizada extraordinária. O que Três Corações ganha hoje é o aumento do potencial de cuidar de sua juventude, por meio da oferta de uma formação integral, inserindo o jovem de maneira efetiva e qualificada no mundo do trabalho".

Além dos parlamentares citados, também esteve presente na solenidade o deputado estadual Cristiano Silveira. O governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, e a ex-secretária de Educação do Estado e ex-reitora da UFMG, Ana Lúcia Gazolla, não puderam comparecer à cerimônia, mas enviaram mensagens, em vídeo, parabenizando o IFSULDEMINAS pela pela inauguração do Complexo Educacional.

Nenhum comentário: