quinta-feira, 6 de setembro de 2018

SEBRAE MINAS RECEBE COMITIVA DE EMPRESÁRIOS PARA MISSÃO TÉCNICA EM SANTA RITA DO SAPUCAÍ

Grupo de Maringá vai conhecer o ecossistema de inovação do Vale da Eletrônica 

Uma comitiva formada por 35 empresários e executivos do segmento de inovação e tecnologia da cidade de Maringá, no interior do Paraná, e representantes do Sebrae das cidades de Brasília, no Distrito Federal, Campinas, no interior de São Paulo e da cidade de São Paulo, além dos municípios mineiros de Uberaba e Uberlândia, chega a Santa Rita do Sapucaí hoje, quinta-feira, 6, para conhecer o ecossistema de inovação do Vale da Eletrônica, no Sul do estado. Liderados pelo Sebrae Minas, o grupo vai passar dois dias na cidade em uma imersão de empreendedorismo e inovação.

A missão técnica visa proporcionar aos empresários a oportunidade de conhecer os novos modelos de inovação e as tecnologias que estão sendo usadas nas empresas do município, com troca de experiências e networking. 

Durante a missão o grupo realizará visitas técnicas entre os principais atores que fazem com que o ecossistema de inovação de Santa Rita do Sapucaí seja destaque dentro e fora do país.

“Levaremos os empresários para vistas e reuniões com os principais parceiros que, em conjunto com o Sebrae Minas, fomentam o empreendedorismo na cidade. Será uma excelente oportunidade de conhecerem diferentes modelos de incubadoras tecnológicas e toda a ambiência do ecossistema de inovação em Santa Rita do Sapucaí. O grupo terá, ainda, a chance de participar de bate-papos com profissionais que se destacam em promover a inovação e de conhecer cases inspiradores sobre novas possibilidades e ideais”, avalia o analista do Sebrae Minas na microrregião do Vale da Eletrônica, Luiz Carlos Caldeira Junior.

Entre os locais a serem visitados pela comitiva estão a Escola Técnica de Eletrônica (ETE), para conhecerem a história de Santa Rita do Sapucaí; a Incubadora Municipal de Santa Rita do Sapucaí (Prointec), onde saberão quais ações são realizadas pelo município para o surgimento de novos negócios e como é o funcionamento do condomínio de empresas; o Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel), para conhecer sobre o perfil do empreendedor da cidade, o número de empregos gerados e a representatividade do ecossistema local no estado e no país; a incubadora do Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (FAI), para saber sobre os processos de incubação da instituição de ensino; o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), onde poderão conhecer todos os processos, desde a ideação até a pré-aceleração das startups, além das atividades realizadas no centro de competências da universidade. Para fechar as visitas, os empresários se reunirão com o Sebrae Minas para entender como as ações realizadas pela instituição convergem com as iniciativas do território e qual a importância do Sebrae Minas no fomento e atuação do empreendedorismo e inovação.

“Durante os dois dias de trabalho, o grupo estará imerso no polo tecnológico que é referência mundial, tendo a oportunidade de importar conhecimento para aplicar em seus negócios. Os executivos terão a oportunidade de vivenciar a cultura do Vale da Eletrônica e participar de ações que permeiam a profissionalização de processos de gestão, discutindo novas técnicas, tendências e ferramentas de gestão aplicáveis ao cotidiano empresarial do segmento”, afirma o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Rodrigo Ribeiro Pereira.

Após as visitas técnicas, a comitiva participará de atividades no Hack Town, um festival de inovação, criatividade e tecnologia que ocorre de 6 a 9 de setembro, em Santa Rita do Sapucaí.

Sebrae Minas no Hack Town 2018
O Sebrae Minas é um dos parceiros na organização de mais uma edição do Hack Town. Com o objetivo de fomentar a inovação no Sul de Minas e apresentar o investimento anjo, será montado o Espaço Sebrae – local dedicado ao empreendedorismo, startups, inovação e economia criativa. 

A iniciativa será realizada na Cafeteria do Caruso (Praça Santa Rita, 88 – Centro), com atividades no dia 8 de setembro, das 8h30 às 18h30, para os participantes do festival.

No espaço serão promovidos debates e palestras sobre empreendedorismo e inovação: O investimento anjo no Brasil (o que é, como funciona, quais os riscos, possibilidades e benefícios); Investidas pelos Anjos do Brasil no Sul de Minas (apresentação de empresas que recebem investimento anjo); Passo a passo (simulação de investimento anjo, apresentação de pitchs e dicas relevantes sobre modelos de negócios); Economia comportamental e o Marketing (os efeitos de fatores psicológicos, sociais, cognitivos, emocionais e de fatores econômicos nas decisões de indivíduos e das corporações); Sustentabilidade nas empresas de tecnologia (apresentação das principais soluções para trazer equilíbrio sustentável para as empresas); Empreender é fácil. 

Difícil é se manter empreendendo (conversa sobre a realidade do que é empreender, dos desafios e fracassos, e como driblar todas essas dificuldades para se manter no caminho e alcançar seus sonhos e objetivos) e Cervejas Artesanais (conceitos importantes, como o que define cerveja e o que a torna artesanal, além de um panorama do setor no Brasil).

O Hack Town é um evento inspirado no norte-americano SxSW promovido em Austin, no Texas (USA). 

Durante os quatro dias de evento, as palestras e workshops acontecem simultaneamente em locais intimistas como bares, restaurantes e salas de aula, e os participantes montam sua grade com o que interessa na programação do festival.

com Luciana Trindade - da assessoria

Nenhum comentário: