Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES, PROFISSIONAIS E O MERCADO EM SINTONIA

Feira das Profissões do Senac em Lavras reúne população em busca de orientação e oportunidades

Estudantes de Lavras e região, profissionais e visitantes estiveram no Senac em busca de orientação sobre mercado de trabalho, oportunidades de emprego e capacitação profissional. Na abertura do Senac Pro – Feira de Profissões, o diretor executivo da empresa Jeito Caseiro Alimentos, Antônio Alberto Júnior, deu exemplos de situações reais onde a iniciativa e proatividade geram valiosas oportunidades. 

“Muitas pessoas estão em busca de uma promoção. No entanto, poucos apresentam resultados e realmente estão prontos para um novo desafio.”


Pensar fora da caixa, surpreender o cliente, cuidar da imagem e do marketing pessoal foram alguns dos tópicos debatidos pelos convidados na abertura. 

“Interagimos muito com todos e tenho certeza que as pessoas que aqui estiveram vão levar muitas lições sobre trabalho”, resumiu o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Lavras, Caio Gourlart. 

“A experiência que tivemos com a nossa jornada ao longo desses anos pôde contribuir com os objetivos de alguns participantes e torço para que todos tenham sucesso na sua vida profissional”, complementou.

Felipe Moura, aluno do curso técnico em Logística do Senac, apreciou a mesa redonda. “Abriu meus olhos quanto ao empreendedorismo. Todos os convidados contribuíram muito para expandir as nossas ideias, me sinto mais seguro para empreender, com sabedoria, seguindo as técnicas e orientações dos convidados.”

Os cerca de 300 visitantes puderam conhecer as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho através do programa Jovem Aprendiz. Com o Rede de Carreiras, disponibilizaram currículo para empresas parceiras em todo estado, simularam processos seletivos, recebendo dicas e o feedbacks durante a simulação, contribuindo para o melhor desempenho.

Os alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho organizaram a feira de equipamentos de proteção individual (EPI), apresentando aos visitantes suas finalidades e a importância quando o assunto é o bem-estar e condições seguras no ambiente de trabalho. 

“Apresentamos os EPI’s, também os equipamentos de medição, transmitimos um pouco do nosso conhecimento e o público ficou bem interessado”, comenta Lucas Oliveira, ex-aluno do Senac.

Feira da Empresa Simulada
Um cartão de débito virtual com R$ 3 mil para adquirir produtos e serviços das empresas simuladas La Casa de Pizza e New Power Cosmetic foi o presente concedido pelos alunos do curso técnico em Administração aos visitantes. 

Com atuação nos segmentos alimentício e da beleza, respectivamente, as empresas ofereceram pizzas e refrigerantes de vários sabores, serviços de maquiagem, escova, penteados e outros atrativos. 

O orientador Carlos Henrique Ribeiro explica que a disciplina consolida tudo o que os alunos viram anteriormente em sala de aula, proporcionando a prática para executar tudo o que foi aprendido durante o curso. 

“Hoje os alunos experimentam a oportunidade de vender, comprar, precificar, atender ao cliente e solucionar problemas de uma empresa simulada, porém com toda dinâmica de uma empresa real.”

Fábio Fernandes é professor universitário no curso de Administração e veio conferir o resultado do trabalho dos alunos do curso técnico. 

“É muito interessante que eles realmente conheçam esses processos. Acredito que o curso técnico realmente dá uma visão muito grande para os alunos enfrentarem o mercado, que precisa de profissionais capacitados”, explica.

Senac Pró – Feira das Profissõe
A Feira das Profissões do Senac é uma iniciativa da instituição para orientar jovens e profissionais sobre carreira e oportunidades de desenvolvimento profissional. Realizado desde 2016 em todas as regiões do estado, o evento já recebeu milhares de jovens em suas atividades.

com Diego Campos Tomáz - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...