Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES, PROFISSIONAIS E O MERCADO EM SINTONIA

Feira das Profissões do Senac em Lavras reúne população em busca de orientação e oportunidades

Estudantes de Lavras e região, profissionais e visitantes estiveram no Senac em busca de orientação sobre mercado de trabalho, oportunidades de emprego e capacitação profissional. Na abertura do Senac Pro – Feira de Profissões, o diretor executivo da empresa Jeito Caseiro Alimentos, Antônio Alberto Júnior, deu exemplos de situações reais onde a iniciativa e proatividade geram valiosas oportunidades. 

“Muitas pessoas estão em busca de uma promoção. No entanto, poucos apresentam resultados e realmente estão prontos para um novo desafio.”


Pensar fora da caixa, surpreender o cliente, cuidar da imagem e do marketing pessoal foram alguns dos tópicos debatidos pelos convidados na abertura. 

“Interagimos muito com todos e tenho certeza que as pessoas que aqui estiveram vão levar muitas lições sobre trabalho”, resumiu o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Lavras, Caio Gourlart. 

“A experiência que tivemos com a nossa jornada ao longo desses anos pôde contribuir com os objetivos de alguns participantes e torço para que todos tenham sucesso na sua vida profissional”, complementou.

Felipe Moura, aluno do curso técnico em Logística do Senac, apreciou a mesa redonda. “Abriu meus olhos quanto ao empreendedorismo. Todos os convidados contribuíram muito para expandir as nossas ideias, me sinto mais seguro para empreender, com sabedoria, seguindo as técnicas e orientações dos convidados.”

Os cerca de 300 visitantes puderam conhecer as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho através do programa Jovem Aprendiz. Com o Rede de Carreiras, disponibilizaram currículo para empresas parceiras em todo estado, simularam processos seletivos, recebendo dicas e o feedbacks durante a simulação, contribuindo para o melhor desempenho.

Os alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho organizaram a feira de equipamentos de proteção individual (EPI), apresentando aos visitantes suas finalidades e a importância quando o assunto é o bem-estar e condições seguras no ambiente de trabalho. 

“Apresentamos os EPI’s, também os equipamentos de medição, transmitimos um pouco do nosso conhecimento e o público ficou bem interessado”, comenta Lucas Oliveira, ex-aluno do Senac.

Feira da Empresa Simulada
Um cartão de débito virtual com R$ 3 mil para adquirir produtos e serviços das empresas simuladas La Casa de Pizza e New Power Cosmetic foi o presente concedido pelos alunos do curso técnico em Administração aos visitantes. 

Com atuação nos segmentos alimentício e da beleza, respectivamente, as empresas ofereceram pizzas e refrigerantes de vários sabores, serviços de maquiagem, escova, penteados e outros atrativos. 

O orientador Carlos Henrique Ribeiro explica que a disciplina consolida tudo o que os alunos viram anteriormente em sala de aula, proporcionando a prática para executar tudo o que foi aprendido durante o curso. 

“Hoje os alunos experimentam a oportunidade de vender, comprar, precificar, atender ao cliente e solucionar problemas de uma empresa simulada, porém com toda dinâmica de uma empresa real.”

Fábio Fernandes é professor universitário no curso de Administração e veio conferir o resultado do trabalho dos alunos do curso técnico. 

“É muito interessante que eles realmente conheçam esses processos. Acredito que o curso técnico realmente dá uma visão muito grande para os alunos enfrentarem o mercado, que precisa de profissionais capacitados”, explica.

Senac Pró – Feira das Profissõe
A Feira das Profissões do Senac é uma iniciativa da instituição para orientar jovens e profissionais sobre carreira e oportunidades de desenvolvimento profissional. Realizado desde 2016 em todas as regiões do estado, o evento já recebeu milhares de jovens em suas atividades.

com Diego Campos Tomáz - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.