Com o apoio confirmado em convenções por 13 partidos - PSDB, PPS, PSB, DEM, PRB, PP, PSC, PT do B, PMN, PSL, PSDC, PDT e PTB - a campanha à reeleição do governador Antonio Anastasia ocupará cerca de 60% do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Já o senador Hélio Costa (PMDB), que oficializa nesta terça-feira a aliança PMDB-PT-PCdoB, terá direito a 39% do tempo total. Já o PV, que não se coligou a outra legenda, terá menos de 1% para a campanha do deputado federal José Fernando Aparecido ao Palácio da Liberdade. Ao todo, os candidatos a governador terão 36 minutos para a propaganda gratuita, nos dois blocos do horário eleitoral da televisão – de 18 minutos cada. Além disso, são reservados 6 minutos diários divididos em inserções durante os intervalos. A distrituição do tempo obedece à seguinte regra: dois terços segundo o peso das bancadas federais eleitas em 2006 (24 minutos) e um terço igualitariamente entre os candidatos (12 minutos).
Direção nacional do PR pode intervir para resolver o impasse em Minas
Convenção do PR mineiro fica no impasse Dentro dos 24 minutos distribuídos segundo as cadeiras a deputado federal conquistadas em 2006, o PV, que sai ao governo de Minas sozinho, sem coligação, terá 40 segundos –20 segundos no bloco da tarde e 20 segundos no bloco da noite –às segundas, quartas e sextas-feiras. O PV terá ainda seis segundos em inserções diárias. A candidatura de Hélio Costa tem tempo de 9 minutos e 31 segundos nos dois blocos, três vezes por semana. Além disso, Hélio Costa terá 1 minuto e 35 segundos de inserções diárias (spots). Com o apoio de todos os partidos, Anastasia tem, até agora, 14 minutos e 28 segundos nos dois blocos três vezes por semana, além de 2 minutos e 24 segundos de spots diários. Ainda está em jogo o tempo de 1 minuto e 11 segundos do PR, cuja decisão da convenção estadual pode ter desdobramentos.
por Bertha Maakaroun e Leonardo Augusto, do Estado de Minas
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