quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

CHEREM APRESENTA PROJETO PARA APREENDER ANIMAIS DE GRANDE PORTE SOLTOS NAS RUAS


Na segunda-feira, 15, o prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), protocolou na Câmara Municipal um projeto de lei que dispõe sobre a apreensão de animais de médio e grande porte soltos nas vias públicas, como equinos, bovinos, ovinos e caprinos. 

De acordo com a assessoria do prefeito, o objetivo do projeto é trazer mais segurança para o trânsito, manter a organização e limpeza da cidade, além de diminuir o risco da proliferação de doenças. 

O projeto ainda faz menção à luta contra o abandono de animais no contexto urbano.

Ainda segundo a assessoria, o projeto propõe a apreensão desses animais e cobrança de multa do proprietário do animal. 

Os animais serão apreendidos pelas autoridades competentes, ficando o proprietário ou responsável sujeito ao pagamento de multa pecuniária, bem como uma taxa por dia em que o animal permanecer no local de apreensão. O objetivo da multa é cobrir os custos e conscientizar os donos a terem a posse responsável de seus animais.

Os valores das multas serão baseados na UFML (Unidade Fiscal do Município de Lavras), que atualmente é R$ 2,94. 

O proprietário pagará 50 UFML por cabeça de animal apreendido, além de 10 UFML a título de taxa de manutenção dos animais no primeiro dia de recolhimento, como atividades de higiene por exemplo, e acréscimo de 0,5 UFML por cada dia de recolhimento após o primeiro dia.

Caso o proprietário do animal não procure o órgão responsável pela apreensão para pagar a multa e a taxa diária de hospedagem do animal, que inclui as despesas com alimentação no prazo de 30 dias, o município ficará autorizado a dar a ele o destino que mais convier ao interesse público.

Se aprovado pelos vereadores, o projeto de lei terá um prazo de 120 dias após a publicação para entrar em vigor e começar a beneficiar à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste blog. Os comentários serão moderados ou recusados para evitar excessos. Entre os termos de uso do espaço para comentários estão a restrição a comentários racistas, misóginos e homofóbicos, além de xingamentos e apologias a questões ilícitas ou crimes inafiançáveis.