Pular para o conteúdo principal

PESQUISADORES DA UNIFAL-MG MONITORAM A CIRCULAÇÃO DE SARS-CoV-2 NO SUL DE MINAS

Rastreamento é feito por por meio de testes sorológicos e moleculares; monitoramento envolve ambientes hospitalares, campi da UNIFAL-MG e outros locais públicos de grande circulação
A ação contribui para o monitoramento da circulação do vírus por meio da detecção de anticorpos contra o novo coronavírus em três grupos diferentes

Como o novo coronavírus circula na região sul de Minas? Para ajudar a responder a essa pergunta, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) realiza testes sorológicos e moleculares que buscam monitorar a circulação do SARS-CoV-2 e a imunidade a esse vírus na população sul-mineira.

Sob a coordenação do professor Luiz Felipe Leomil Coelho, do Laboratório de Vacinas do Departamento de Microbiologia e Imunologia da universidade, a ação envolve a detecção de anticorpos contra o vírus em três grupos diferentes. 

“O primeiro grupo consiste em pacientes com síndromes gripais e síndrome respiratória aguda grave, atendidos em hospitais das cidades de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. O segundo é representado pelos profissionais de saúde envolvidos diretamente e indiretamente em ações de enfrentamento à Covid-19 desses hospitais. O terceiro grupo amostral consiste em discentes, docentes, técnicos administrativos e colaboradores da UNIFAL-MG”, conta o coordenador.

De acordo com professor Luiz Felipe, o projeto foi proposto tendo em vista que realizar testes sorológicos, que abrangem de forma sistemática a população exposta à infeção pelo vírus SARS-CoV-2 em uma determinada região, facilita o conhecimento sobre a circulação do vírus. “As evidências científicas mostram que é preciso monitorar a circulação do vírus em uma determinada população, incluindo nesse monitoramento os indivíduos com a doença detectável – os quais representam somente uma fração da população infectada -, e os assintomáticos – os quais são a maioria dos indivíduos infectados pelo vírus”, explica.

O trabalho teve início há dois meses, quando a equipe responsável desenvolveu uma padronização dos testes sorológicos para a detecção contra o novo coronavírus. 

Neste período, foram realizados alguns testes em servidores e colaboradores da UNIFAL-MG e, conforme, professor Luiz Felipe, o projeto se encontra em fase de aquisição de materiais para ampliar a testagem. “A previsão é que em setembro, iniciaremos os testes sorológicos e moleculares nas três cidades do sul de Minas: Alfenas, Poços de Caldas e Varginha”, afirma.

A contribuição desse projeto para o enfrentamento à Covid, segundo Prof. Luiz Felipe, será crucial para entender o risco de infecção na população monitorada, o que vai auxiliar inclusive gestores de saúde.

“Sabe-se que o SARS-CoV-2 permanece viável em diferentes tipos de superfícies, tais como metal e plástico por até 72 horas. Considerando essa característica do vírus, iremos realizar testes moleculares para a detecção do vírus em áreas públicas, tais como praças e outros pontos de alta circulação de pessoas, como rodoviárias, bancos etc. As informações geradas serão fundamentais para entender o risco de infecção na população nesses ambientes. Portanto, os resultados gerados poderão ser utilizados pelos gerentes de saúde para controlar os movimentos populacionais nessas áreas, bem como estabelecer medidas efetivas de desinfecção ambiental”, comenta.

O projeto conta com a UFMG como parceira, a qual fornece alguns insumos para a execução dos testes sorológicos e moleculares. A colaboração é baseada também na discussão dos protocolos experimentais e dos resultados obtidos.

A previsão é que o rastreamento seja realizado até julho de 2021.

com Ana Carolina Araújo - da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

AEROPORTO DE UBERLÂNDIA REGISTRA MELHOR JANEIRO DA HISTÓRIA

Terminal alcança recorde histórico para o primeiro mês do ano Movimentação cresce 16,83% em relação a 2025 Novas rotas devem impulsionar aumento de oferta no segundo semestre O Aeroporto de Uberlândia , administrado pela Aena , maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, registrou em janeiro o melhor resultado da história para o mês. Ao todo, foram 104.163 passageiros, alta de 16,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Janeiro deste ano foi 2,2% superior ao recorde anterior, de janeiro de 2015. Além de ser o melhor janeiro já registrado, o resultado representa a terceira maior movimentação mensal da história do aeroporto, atrás apenas de agosto de 2019 e de julho de 2019. O desempenho de Uberlândia ajudou a impulsionar o crescimento de toda a rede Aena no país, que também teve o melhor mês da história na soma dos 17 aeroportos sob gestão da concessionária no Brasil. Ao todo, foram mais de 4,3 milhões de passageiros, o que representa uma alta de 6,7% em relação a janeiro do a...