segunda-feira, 5 de maio de 2025

DIVINÓPOLIS AVANÇA NA SUSTENTABILIDADE COM OS ECOPONTOS "VAGA VERDE"

Iniciativa já recolheu quase 8 toneladas de resíduos recicláveis e fortalece a coleta seletiva no município

A Secretaria Municipal de Cultura e Meio Ambiente (Semac) de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, avança na promoção de práticas sustentáveis com a instalação dos Ecopontos “Vaga Verde”. Localizados em pontos estratégicos da cidade, os espaços oferecem à população alternativas acessíveis para o descarte adequado de materiais recicláveis, pilhas, baterias, vidros e óleo de cozinha.

Atualmente, três unidades já estão em operação: na entrada do Centro Administrativo da Prefeitura, no Pátio do Terminal Rodoviário e na região central da cidade. Os pontos têm sido cada vez mais utilizados pela população. Apenas no Ecoponto do Centro Administrativo, por exemplo, foram recolhidos aproximadamente 640 quilos de resíduos no último dia 24 de maio.

Expansão dos Ecopontos
Em função do sucesso da ação, a Prefeitura já realizou a expansão do projeto. Um novo Ecoponto foi instalado na Rua São Paulo, ampliando ainda mais o acesso da população a pontos de coleta de resíduos recicláveis. “Queremos facilitar o descarte correto e incentivar práticas que protejam o meio ambiente. Nosso objetivo é descentralizar ainda mais esses pontos para alcançar toda a cidade”, acrescentou Teixeira.

Impactos ambientais e benefícios
O descarte incorreto de materiais como pilhas e baterias representa sérios riscos ambientais, liberando metais pesados que contaminam o solo e a água. Iniciativas como os Ecopontos ajudam a reduzir esses impactos, promovendo a destinação correta de resíduos e fortalecendo a coleta seletiva no município.

Desde a implantação do projeto, já foram recolhidas cerca de 7,99 toneladas de resíduos recicláveis — resultado que demonstra o sucesso da ação e o crescente nível de conscientização ambiental entre os cidadãos.

Investimento e parcerias
Para a implementação dos três primeiros Ecopontos, a Prefeitura investiu R$ 115.681,50, provenientes do Fundo Municipal de Meio Ambiente. O recurso contemplou a estrutura física, dispositivos de recebimento de resíduos, comunicação visual, sinalização e toda a logística operacional necessária para o escoamento dos materiais coletados.

Além disso, a iniciativa conta com parcerias estratégicas com associações de catadores e apoio institucional, garantindo o destino correto dos resíduos e contribuindo para o fortalecimento da cadeia de reciclagem no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste blog. Os comentários serão moderados ou recusados para evitar excessos. Entre os termos de uso do espaço para comentários estão a restrição a comentários racistas, misóginos e LGBTfobia, além de xingamentos e apologias a questões ilícitas ou crimes inafiançáveis.