terça-feira, 28 de agosto de 2018

PESQUISA SOBRE NASCENTES DESENVOLVIDA NO CAMPUS DO CEFET EM VARGINHA É PREMIADA

Alunos do projeto "Quanto Vale umas Nascente?" apresentando a pesquisa no Parque Zoobotônico Dr. Mário Frota, em Varginha

Quantas nascentes existem na cidade de Varginha? Quais as características básicas da água destas nascentes? Quais são as legislações que determinam a qualidade da água e a proteção das nascentes? Essas foram algumas perguntas motivadoras que deram origem ao projeto “Quanto Vale uma Nascente? Mapeamento de Nascentes Urbanas de Varginha (Minas Gerais) e o atual estado de preservação”, que ficou entre os 25 finalistas do Prêmio Respostas para o Amanhã, organizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

A orientadora do trabalho, professora Cristina Roscoe, lembra que o projeto partiu dos estudantes do 1º ano integrado de Informática dentro de uma atividade realizada anualmente com cada turma do campus Varginha do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET). 

“Eles imprimiram (1x0,9m) o mapa hidrológico de Varginha, marcaram as nascentes com alfinetes de diferentes cores de acordo com o grau de preservação de cada uma e montaram um álbum de fotografia para o público avaliar o grau de preservação”, relembra. Apresentado à comunidade varginhense no Parque Zoobotônico Dr. Mário Frota, o projeto foi bem aceito, o que fez com ele fosse inscrito na Semana C&T e também no Respostas para o Amanhã.

No relatório do grupo, enviado pela professora Cristina à premiação, há destaque para a importância ecológica e social do trabalho. 

“A principal contribuição do relatório gerado pela equipe será a sensibilização do poder público para criar medidas de proteção, recuperação das nascentes da cidade e conscientização da população”, detalha.

Até o momento, foram visitadas 10 nascentes localizadas na região urbana da cidade de Varginha, sendo que entre elas apenas quatro tiveram grau de preservação moderado principalmente por estarem em áreas restritas ou protegidas.

Premiação
O trabalho “Quanto Vale uma Nascente?” foi um dos 1.128 projetos de escolas de todos os estados do Brasil, envolvendo cerca de 47 mil estudantes do Ensino Médio, inscritos para o Prêmio Respostas para o Amanhã.

Realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, o desafio avaliou propostas que mais se envolviam com ações investigativas e analíticas próprias da aprendizagem do conhecimento científico. 

A proposta do campus Varginha do CEFET foi uma das 25 finalistas e vai receber um notebook e um Selo digital de Vencedor Regional.

A próxima etapa, que será feita com votação aberta do público e por júri técnico, vai selecionar os três projetos vencedores nacionais da 5ª edição do prêmio. Os ganhadores viajam para São Paulo e participam de um intercâmbio científico-cultural em que os estudantes e os professores terão oportunidade de trocar experiências e aprofundar seus conhecimentos.

São parceiras do Prêmio Respostas para o Amanhã em toda a América Latina a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

com assessoria

Nenhum comentário: