Pular para o conteúdo principal

PESQUISA SOBRE NASCENTES DESENVOLVIDA NO CAMPUS DO CEFET EM VARGINHA É PREMIADA

Alunos do projeto "Quanto Vale umas Nascente?" apresentando a pesquisa no Parque Zoobotônico Dr. Mário Frota, em Varginha

Quantas nascentes existem na cidade de Varginha? Quais as características básicas da água destas nascentes? Quais são as legislações que determinam a qualidade da água e a proteção das nascentes? Essas foram algumas perguntas motivadoras que deram origem ao projeto “Quanto Vale uma Nascente? Mapeamento de Nascentes Urbanas de Varginha (Minas Gerais) e o atual estado de preservação”, que ficou entre os 25 finalistas do Prêmio Respostas para o Amanhã, organizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

A orientadora do trabalho, professora Cristina Roscoe, lembra que o projeto partiu dos estudantes do 1º ano integrado de Informática dentro de uma atividade realizada anualmente com cada turma do campus Varginha do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET). 

“Eles imprimiram (1x0,9m) o mapa hidrológico de Varginha, marcaram as nascentes com alfinetes de diferentes cores de acordo com o grau de preservação de cada uma e montaram um álbum de fotografia para o público avaliar o grau de preservação”, relembra. Apresentado à comunidade varginhense no Parque Zoobotônico Dr. Mário Frota, o projeto foi bem aceito, o que fez com ele fosse inscrito na Semana C&T e também no Respostas para o Amanhã.

No relatório do grupo, enviado pela professora Cristina à premiação, há destaque para a importância ecológica e social do trabalho. 

“A principal contribuição do relatório gerado pela equipe será a sensibilização do poder público para criar medidas de proteção, recuperação das nascentes da cidade e conscientização da população”, detalha.

Até o momento, foram visitadas 10 nascentes localizadas na região urbana da cidade de Varginha, sendo que entre elas apenas quatro tiveram grau de preservação moderado principalmente por estarem em áreas restritas ou protegidas.

Premiação
O trabalho “Quanto Vale uma Nascente?” foi um dos 1.128 projetos de escolas de todos os estados do Brasil, envolvendo cerca de 47 mil estudantes do Ensino Médio, inscritos para o Prêmio Respostas para o Amanhã.

Realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, o desafio avaliou propostas que mais se envolviam com ações investigativas e analíticas próprias da aprendizagem do conhecimento científico. 

A proposta do campus Varginha do CEFET foi uma das 25 finalistas e vai receber um notebook e um Selo digital de Vencedor Regional.

A próxima etapa, que será feita com votação aberta do público e por júri técnico, vai selecionar os três projetos vencedores nacionais da 5ª edição do prêmio. Os ganhadores viajam para São Paulo e participam de um intercâmbio científico-cultural em que os estudantes e os professores terão oportunidade de trocar experiências e aprofundar seus conhecimentos.

São parceiras do Prêmio Respostas para o Amanhã em toda a América Latina a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...