quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

FATURAMENTO DA INDÚSTRIA CAI 2,9 EM OUTUBRO

Baixo dinamismo da indústria mineira frustra expectativas de recuperação mais robusta em 2018

A pesquisa Indicadores Industriais (Index) da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) divulgada nesta terça-feira, 4, revelou baixo dinamismo da atividade industrial de Minas Gerais em outubro, em relação a setembro.

O faturamento da Indústria Geral caiu 2,9% em outubro, frente a setembro, marcando a segunda queda seguida do índice (-1,6%* em setembro). O resultado foi explicado pelo recuo na Indústria de Transformação (-4,7%), tendo em vista que, na Indústria Extrativa, houve avanço de 12,9%.

O faturamento da Indústria Geral seguiu em elevação, tanto no acumulado do ano (4,4%) quanto na análise dos últimos 12 meses (4,6%), corroborada pelos avanços das Indústrias Extrativa e de Transformação.

As horas trabalhadas da Indústria Geral mostraram pequeno avanço (0,1%) em outubro, frente a setembro. O resultado foi justificado por igual crescimento nas Indústrias de Transformação e Extrativa. Na comparação com outubro de 2017, o índice geral recuou 1,5%, com quedas na Indústria de Transformação (-1,6%) e na Extrativa (-0,5%). No acumulado do ano e na análise dos últimos 12 meses, o índice geral caiu 1,8% e 1,9%, respectivamente, em razão dos desempenhos negativos nas Indústrias de Transformação e Extrativa.

O emprego da Indústria Geral recuou 0,1% em outubro, frente a setembro, repetindo o comportamento observado na maior parte do ano, com variações próximas a zero. O desempenho da Indústria de Transformação (-0,2%) explicou o resultado.

Por outro lado, na Extrativa houve aumento de 0,9%. No acumulado do ano, o crescimento de apenas 0,1% na Indústria de Transformação não foi suficiente para compensar o recuo de 4,2% na Indústria Extrativa, o que provocou uma queda de 0,2% do emprego na Indústria Geral.

Confira aqui o INDEX de outubro de 1018. 

Nenhum comentário: