quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

ANTÔNIO SÉRGIO TONET TOMA POSSE COMO PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS


Em solenidade realizada na noite desta terça-feira, 4, o Colégio de Procuradores de Justiça deu posse a Antônio Sérgio Tonet no cargo de procurador-geral de Justiça de Minas Gerais para o biênio 2019/2020. 

A sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais recebeu amigos e familiares do empossando, além de muitos integrantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e autoridades de diversas esferas governamentais.

O procurador-geral de Justiça, Darcy de Souza Filho, abriu a sessão solene e, em seu pronunciamento, falou sobre o grande desafio que é estar à frente de uma instituição que é hoje um dos principais agentes de transformação social. Disse ainda que, apesar de nunca ter almejado ocupar o cargo, sentia-se grato pelo apoio de todos e pela oportunidade de participar de importantes momentos do MPMG.


Após a leitura do termo de compromisso e assinatura do termo de entrada em exercício – assinado também pelo governador do Estado, Fernando Pimentel (PT), pelo procurador-geral de Justiça e pelo corregedor-geral do Ministério Público, Paulo Roberto Moreira Cançado – Tonet assumiu a presidência da cerimônia, já como procurador-geral de Justiça.

Em seu pronunciamento, Tonet – que foi procurador-geral de Justiça no biênio 2017/2018, tendo sido reconduzido ao cargo – lembrou uma série de ações e iniciativas realizadas nesses dois anos e reforçou o seu compromisso com as três premissas que balizaram sua gestão: diálogo, presença e renovação.

Além de agradecer aos colegas, às instituições parceiras e aos seus familiares, o procurador-geral de Justiça empossado afirmou que o Ministério Público seguirá sua missão de defender os valores democráticos, a ordem jurídica e os direitos fundamentais dos cidadãos, combatendo, sempre que for preciso, toda sorte de injustiça, discriminação ou preconceito, em busca de uma sociedade mais justa, humana e fraterna. 


Também compuseram a mesa de honra o deputado estadual Gustavo Santana; o 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Afrânio Vilela; o deputado federal Rodrigo Pacheco; o ministro do Superior Tribunal de Justiça Sebastião Alves dos Reis Júnior; o conselheiro do CNMP Fábio Stica; o presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais e procurador-geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres Neto; o general de divisão Henrique Martins Nolasco Sobrinho, comandante da 4ª Região Militar do Exército; o reitor da PUC-Minas e bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; o procurador-geral do município de Belo Horizonte, Tomáz de Aquino Resende; o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais Alexandre Victor de Carvalho; o juiz do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais Fernando Nogueira Galvão da Rocha; o procurador-chefe substituto da Procuradoria da República em Minas Gerais, Patrick Salgado Martins; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Durval Ângelo; o defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares; a procuradora-geral do Ministério Público de Contas de Minas Gerais, Elke Andrade Soares de Moura; o diretor tesoureiro adjunto da OAB-MG, Adriano Cardoso Silva; o presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), Enéias Xavier Gomes; o ouvidor do MPMG, Alceu José Torres Marques; e o vice-governador eleito de Minas, Paulo Brant.

A solenidade contou com a apresentação da Banda Bios – Bombeiro Instrumental Orquestra Show –, formada por integrantes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

Antônio Sérgio Tonet
Natural de Adamantina, Antônio Sérgio Tonet ingressou no MPMG em dezembro de 1986. Ele atuou nas comarcas de Rio Paranaíba, Frutal, Contagem e Belo Horizonte. Exerceu a função de chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça entre 2001 e 2004. Promovido a procurador de Justiça em 2002, foi eleito para integrar o Conselho Superior do MPMG nos anos de 2006, 2008, 2011 e 2014. Foi ainda assessor especial da Procuradoria-Geral de Justiça. Compôs a Câmara de Procuradores de Justiça nos biênios 2009/2010 e 2014/2016. Exerceu diversas funções na Associação Mineira do Ministério Público e foi diretor da Fundação Escola Superior do Ministério Público. Foi procurador-geral de Justiça no biênio 2017/18, cargo para o qual foi reconduzido.

Nenhum comentário: