A busca por soluções para a segurança no trânsito inclui pesquisas voltadas à mobilidade sustentável, veículos autônomos e conectados, tanto no cenário internacional como nacional.
Um carro inteligente, capaz de percorrer uma rota pré-definida sem a contínua supervisão do condutor, pode representar a diminuição da maior parte dos acidentes de trânsito e ser uma opção segura para o transporte coletivo, por exemplo.
Sediado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT) nasceu em 2014 com um conceito inovador em veículos inteligentes - automação, comunicação e eficiência energética - no contexto dos Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS).
O LMT faz parte de um amplo projeto proposto pelo professor do Departamento de Engenharia (DEG) da UFLA, Arthur de Miranda Neto, elaborado em parceria com o Instituto Vedecom (Véhicule Décarboné Communicant et sa Mobilité), da França.
Para apresentar os estudos sobre um novo padrão de Registradores de Dados (EDR/Caixa-Preata) aplicado para veículos inteligentes (em acordo com os níveis de automação da SAE), o LMT elaborou um vídeo, em inglês, que já está disponível no canal do professor Arthur de Miranda Neto, no YouTube.
Além apresentar os estudos, no vídeo, o LMT faz questionamentos sobre a necessidade de um Sistema de Reprodução dos Dados Armazenados, que será fundamental no futuro dos carros elétricos.
O vídeo, produzido em língua inglesa, foi preparado pelo estudante de mestrado Saulo Alves Grego.
Saiba mais: Um passo para o futuro
Nenhum comentário:
Postar um comentário