Pular para o conteúdo principal

ITAJUBÁ FOI CONTEMPLADA ENTRE 140 MUNICÍPIOS BRASILEIROS E TERÁ 'FARMÁCIA VIVA'

UFLA doará mudas para implantação do projeto e pesquisadores da UFMG atuarão em projetos de pesquisa e extensão em plantas medicinais e fitoterápicas
Horto Medicinal da UFLA

Itajubá, no Sul de Minas, foi contemplado entre 140 municípios do Brasil para a implantação da Farmácia Viva, com apoio do Ministério da Saúde. A Farmácia Viva compreende todas as etapas, desde o cultivo, a coleta, o processamento, o armazenamento de plantas medicinais, a manipulação e a entrega de preparações a base de plantas medicinais. 

Recentemente, foi realizada em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER), um curso de capacitação para agentes comunitários da Saúde, ministrado pela farmacêutica Gabriella Guimarães e Silva, falando sobre cada etapa do projeto.

Desde 2016, a prefeitura realiza ações educativas sobre esse tema. Assim, o objetivo do projeto é, de acordo com a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, implantar a Farmácia Viva, incorporando as ações já existentes como grupos educativos, palestras, e rodas de conversa. 

Utilizando também, parcerias com outras instituições, de forma a ampliar o acesso seguro da população às plantas medicinais e fitoterápicos. A coordenação do projeto será realizada pela farmacêutica Gabriella Guimarães e Silva.

O projeto “Estratégias para Implementação da Fitoterapia na Rede Pública de Saúde do Município de Itajubá”, realizado pela Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT) conquistou a 5ª colocação do prêmio INOVASUS. 

O estudo evidenciou grande utilização de plantas medicinais pela população, frequentemente sem acompanhamento profissional, e o perfil de utilização dessas plantas orientou a execução de ações educativas para a comunidade e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), sobre o uso correto das plantas medicinais mais utilizadas pela população.

A implementação da Farmácia Viva ampliará as ações já desenvolvidas e bem aceitas pela comunidade, promoverá também o surgimento de campos de estágios e pesquisas para estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação do município, no resgate dos saberes em plantas medicinais nas escolas por meio de atividades, além de promover suporte para ações de educação popular e educação permanente. 

Para as fases de cultivo e coleta, a prefeitura receberá o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER), do Instituto Estadual de Floresta de Itajubá (IEF), da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (INOVAI) que promoverá auxílio no desenvolvimento do plano proposto. As mudas serão doadas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

Além disso, firmou-se uma parceria com a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cujos pesquisadores atuam em projetos de pesquisa e extensão em plantas medicinais e fitoterápicos, e auxiliarão de forma continuada na capacitação dos profissionais envolvidos durante a implantação da farmácia Viva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho