segunda-feira, 9 de setembro de 2019

ITAJUBÁ FOI CONTEMPLADA ENTRE 140 MUNICÍPIOS BRASILEIROS E TERÁ 'FARMÁCIA VIVA'

UFLA doará mudas para implantação do projeto e pesquisadores da UFMG atuarão em projetos de pesquisa e extensão em plantas medicinais e fitoterápicas
Horto Medicinal da UFLA

Itajubá, no Sul de Minas, foi contemplado entre 140 municípios do Brasil para a implantação da Farmácia Viva, com apoio do Ministério da Saúde. A Farmácia Viva compreende todas as etapas, desde o cultivo, a coleta, o processamento, o armazenamento de plantas medicinais, a manipulação e a entrega de preparações a base de plantas medicinais. 

Recentemente, foi realizada em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER), um curso de capacitação para agentes comunitários da Saúde, ministrado pela farmacêutica Gabriella Guimarães e Silva, falando sobre cada etapa do projeto.

Desde 2016, a prefeitura realiza ações educativas sobre esse tema. Assim, o objetivo do projeto é, de acordo com a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, implantar a Farmácia Viva, incorporando as ações já existentes como grupos educativos, palestras, e rodas de conversa. 

Utilizando também, parcerias com outras instituições, de forma a ampliar o acesso seguro da população às plantas medicinais e fitoterápicos. A coordenação do projeto será realizada pela farmacêutica Gabriella Guimarães e Silva.

O projeto “Estratégias para Implementação da Fitoterapia na Rede Pública de Saúde do Município de Itajubá”, realizado pela Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT) conquistou a 5ª colocação do prêmio INOVASUS. 

O estudo evidenciou grande utilização de plantas medicinais pela população, frequentemente sem acompanhamento profissional, e o perfil de utilização dessas plantas orientou a execução de ações educativas para a comunidade e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), sobre o uso correto das plantas medicinais mais utilizadas pela população.

A implementação da Farmácia Viva ampliará as ações já desenvolvidas e bem aceitas pela comunidade, promoverá também o surgimento de campos de estágios e pesquisas para estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação do município, no resgate dos saberes em plantas medicinais nas escolas por meio de atividades, além de promover suporte para ações de educação popular e educação permanente. 

Para as fases de cultivo e coleta, a prefeitura receberá o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER), do Instituto Estadual de Floresta de Itajubá (IEF), da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (INOVAI) que promoverá auxílio no desenvolvimento do plano proposto. As mudas serão doadas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

Além disso, firmou-se uma parceria com a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cujos pesquisadores atuam em projetos de pesquisa e extensão em plantas medicinais e fitoterápicos, e auxiliarão de forma continuada na capacitação dos profissionais envolvidos durante a implantação da farmácia Viva.

Nenhum comentário: