segunda-feira, 9 de setembro de 2019

INAUGURADAS 17 INSTALAÇÕES NO CAMPUS DURANTE CELEBRAÇÕES DOS 111 ANOS DA UFLA

Inauguração da pista de Atletismo “Alfredo Scheid Lopes” e arquibancada da Pista de Atletismo

A programação da Semana de Ciência, Cultura e Arte 2019, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), incluiu inaugurações de 17 estruturas físicas construídas no campus. No último dia 3, o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, presidiu a cerimônia coletiva de inaugurações, realizada no Salão de Convenções. 

Ele apresentou as informações sobre os prédios construídos, ampliados ou reformados, e ressaltou a importância de relembrar a história da instituição, desde a fundação, em 1908, até sua consolidação nos dias atuais. “Assim, sabemos sobre nossas origens, compreendemos melhor o lugar que ocupamos hoje e podemos nos direcionar para um futuro ainda mais repleto de conquistas”.

As placas foram descerradas ao longo de quatro dias, com a presença de gestores, professores e estudantes envolvidos nas atividades de cada estrutura inaugurada. Muitas das instalações já estavam sendo utilizadas e a inauguração formalizou a finalização dos serviços, permitindo o registro histórico da caminhada percorrida pelas diferentes organizações acadêmicas. 

As solenidades foram a oportunidade para os grupos de trabalho avaliarem a importância de cada obra conquistada e resgatarem as memórias dos esforços realizados.

Scolforo realçou toda a complexidade da construção de uma nova estrutura, o que exige a mobilização de diferentes equipes, em processos criteriosos. Ele agradeceu o empenho da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag) e da Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra), bem como de todos que colaboram para a realização dos empreendimentos que hoje são essenciais para acomodar o crescimento da UFLA.

Saiba mais sobre cada novo espaço:

Pavilhão de aulas IX (DZO/DMV)
O Pavilhão de Aulas IX foi construído em 1.635,77 m2 de áre, e serve à rotina acadêmica de 12 mil estudantes.

O chefe do DZO, professor Carlos Eduardo do Prado Saad, agradeceu o apoio da direção executiva e da equipe de gestão da UFLA na viabilização da construção, explicando que o aumento de salas de aula foi essencial para a melhoria das dinâmicas de funcionamento do curso, especialmente para a conjugação de aulas teóricas e práticas.

Departamento de Educação (DED)
A estrutura do Departamento de Educação (DED) tem 1.284,02m2 de área e atende a 800 estantes. No local já está em funcionamento um projeto de extensão importante - a brinquedoteca, que recebe estudantes do ensino básico de Lavras e região.


Na avaliação do chefe do DED, professor Cláudio Lúcio Mendes, as novas instalações estão cumprindo um importante papel: “desenvolvemos atividades pedagógicas, de pesquisa e de extensão – o prédio tem nos atendido muito bem nessa tarefa de trabalhar o tripé universitário”. O pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, que é do DED, esteve presente e realçou o esforço da equipe do departamento em participar dos processos da universidade, colaborando nos processos de gestão. Scolforo enfatizou que conta muito com o apoio da equipe do Departamento para garantir a inovação pedagógica na UFLA, auxiliando na capacitação permanente dos professores do quadro.

Centro de Treinamento e Pesquisa do Laboratório Central de Sementes (DAG)
No Departamento de Agricultura (DAG), o Laboratório Central de Sementes atende a 900 estudantes e tem área de 600 m2.


Os professores envolvidos com o projeto do Laboratório explicaram que o espaço disponível anteriormente estava insuficiente para desenvolver as atividades e acomodar os estudantes (cerca de 80 a 100 estudantes envolvidos com pesquisa passam mensalmente pelo local). O chefe do DAG, professor Rubens Guimarães, enfatizou a importância da estrutura que a universidade vem oferecendo. “Faço minhas as palavras do reitor quando ele diz que investe em moradia estudantil e outros recursos para os estudantes porque sabe que se não fosse por esse suporte, ele mesmo não teria estudado. Eu também não”.

Departamento de Física/Anfiteatro do DFI
O prédio construído tem 1.707,69m2 de área e atende a 3,5 mil estudantes. Está localizado na Avenida Norte, próximo ao Pavilhão de Aulas 2.


Durante a inauguração, a equipe do DFI promoveu uma homenagem ao professor aposentado Oliveiro José Vieira. O prédio recebeu seu nome. Ele ouviu elogios à sua atuação profissional e a sua trajetória de vida. Ao final, demonstrou satisfação em ver tudo o que o Departamento se tornou. “Sempre sonhei com uma área de Física forte na UFLA, que deixássemos de ser coadjuvantes”. Relatando os esforços feitos ao longo do tempo para agregar novos membros à equipe, conclui: “a massa aumentou, transformou-se em uma supernova radiante, espalhando energia e matéria para todo lado. Vocês são mais do que eu sonhei”.

O reitor realçou a importância da homenagem, partindo de um grupo jovem de professores. “Eu nunca vi uma Instituição ser construída só com o profissionalismo, porque é algo frio, desconectado de causas. É preciso ter envolvimento. Esse tipo de reconhecimento é muito importante para que esse grupo recém-chegado, por meio dos exemplos, abra a mente e o coração para o trabalho coletivo, a solidariedade, o compromisso com ideais.”

Pista de Atletismo “Alfredo Scheid Lopes” e Arquibancada da Pista de Atletismo
A pista de atletismo da UFLA possui uma área de 16.351 m2 e atende a cerca de 500 crianças e jovens do projeto de extensão Cria-Lavras, que promove o esporte como um “meio” para despertar o interesse na educação superior e estimular virtudes como o trabalho em equipe, a disciplina e o compromisso.


O equipamento desportivo recebeu o nome do professor emérito da UFLA Alfredo Scheid Lopes, cuja história de vida é marcada pela importância do esporte e do ensino superior. “Lembro quando esse senhor alto chegou para mim e disse essas palavras: ‘Estava esperando por essa pista há 40 anos’ ”, conta o coordenador do Cria-Lavras, professor Fernando Oliveira, sobre Alfredo.

Presente na inauguração, Alfredo fez um emocionante relato de sua trajetória no esporte, perante um público de crianças e adolescentes que iniciam essa jornada no Cria Lavras. Graças às oportunidades abertas pelo atletismo, Alfredo ingressou no ensino superior e tornou-se um dos mais conhecidos pesquisadores da UFLA, ao revolucionar a produção agrícola no cerrado.

Reforma e ampliação do setor de Fruticultura (DAG)
O setor de Fruticultura do Departamento de Agricultura (DAG) abrange uma área de 669,80 m2, que atende a 908 estudantes nos níveis de graduação e pós-graduação. No espaço, estão alocadas várias coleções de fruteiras, utilizadas para finalidades de ensino e pesquisa.

No ato de inauguração, o chefe do DAG, professor Rubens Guimarães, e a responsável pela administração do setor de Fruticultura, professora Leila Pio, enfatizaram que várias pesquisas multidisciplinares já vêm se beneficiando com o espaço. O reitor José Roberto Soares Scolforo acrescentou que o setor tem muito a contribuir para a exploração de um novo potencial regional. “No Sul de Minas, estão surgindo produções de azeite e vinho de elevada qualidade. O setor de Fruticultura pode contribuir muito para o desenvolvimento dessas atividades produtivas”, afirma

Núcleo de Educação da Infância (Nedi)
Localizado no Campus Histórico da UFLA, o Núcleo de Educação da Infância (Nedi) dedica-se à Educação Infantil, compreendida como primeira etapa da Educação Básica. A escola possui uma área de 514 m2 e 105 alunos com idade entre 3 e 5 anos, provenientes de diversos bairros de Lavras.


O ato oficial de inauguração do Nedi contou com a participação ativa das crianças. Além de descerrarem a placa junto com as autoridades, os estudantes do Nedi encenaram parte do espetáculo “Noite da Cultura Brasileira”, montado como atividade escolar. A apresentação realizada foi uma interpretação teatral de músicas de Chico Buarque.

Unidade de Gerenciamento de Reagentes (DMA)
Com uma área total de 345,90 m2, a Unidade de Gerenciamento de Reagentes é vinculada à Diretoria de Meio Ambiente e foi construída para gerenciar o estoque de produtos químicos utilizados nos laboratórios dos cursos de graduação e pós-graduação, que atendem a cerca de 8 mil estudantes.

A estrutura contempla itens de segurança para o acondicionamento de diferentes tipos de materiais. De acordo com o diretor de Meio Ambiente da UFLA, Leandro Naves, o espaço “possibilitará a realização de compras em grandes volumes dos produtos químicos mais utilizados na Universidade e permitirá uma gestão centralizada”. Para o reitor da UFLA, “essa é a essência de uma gestão qualificada. A centralização proporcionará mais agilidade, dinamismo e segurança no manejo dos materiais”.

Complexo de Cultura e Educação Corporal
Em uma área de 2.708 m2 localizada no Campus Histórico, foi inaugurado o Complexo de Cultura e Educação Corporal, espaço criado para promover a integração entre a comunidade acadêmica e a população de Lavras e região por meio de atividades culturais diversas, como artes cênicas, circenses e visuais, além de exposições e atividades musicais.


Os participantes da inauguração tiveram a oportunidade de conferir parte das atividades culturais promovidas no complexo. Houve apresentação da Orquestra de Cordas da UFLA, do grupo Canto das Nascentes e do Coral Vozes do Câmpus. No espaço, também estava montada a exposição “#OLharesUFLA: 111 anos de memórias”.

“Estamos fazendo parte da história, com esse espaço que ficará para atender a comunidade que faz e aprecia a arte em Lavras e região”, afirmou, na solenidade, o maestro da UFLA, Daniel Paes de Barros.

Pró-reitorias
Com uma construção de 2.206,45 m², o prédio abriga hoje a gestão e os setores administrativos e de atendimento das pró-reitorias de Graduação, de Pós-Graduação, de Pesquisa e de Extensão e Cultura, prestando serviço a 14 mil estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação.

O pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, falou em nome das pró-reitorias.  “O mais simbólico nesse ato é a entrega para a comunidade acadêmica dos espaços que melhoram nosso dia a dia. Hoje, neste prédio, contamos com a gestão dos serviços de forma integrada, em um espaço confortável dedicado aos estudantes de graduação e pós-graduação e com melhores condições para nossas equipes de trabalho."

Nutrição II
O segundo prédio dedicado ao curso de Nutrição possibilitou a ampliação de laboratórios, salas para professores e salas de aula. São 808,07 m² para atendimento a 417 estudantes.

O chefe do Departamento de Nutrição, professor Wilson César de Abreu, ressaltou a importância da construção para a qualidade do curso. “Ainda que o mais importante seja a força de trabalho dos professores, técnicos e discentes, a infraestrutura é um apoio totalmente necessário. Foi um grande alento poder ocupar as novas instalações e temos nosso compromisso de fazer o melhor uso possível do espaço.”

O reitor da UFLA reforçou que o curso utiliza o espaço não apenas para aulas e atividades práticas, mas para um trabalho de extensão junto à comunidade lavrense. “Ter a universidade se aproximando cada vez mais da população é um trabalho que não tem preço”, enfatizou.

Engenharias ABI
Com uma área construída de 13.121,08 m², o prédio das Engenharias ABI abriga salas de aula, laboratórios e salas de professores dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Engenharia Física.


O coordenador das engenharias ABI, professor Adriano Viana Ensinas, contou sobre a integração entre os cursos possibilitada pelo novo espaço. “É uma estrutura especial porque une diversas áreas, e que ajuda na nossa convivência e troca de experiências. Todos juntos temos trabalhado para criar essa nova engenharia que vai muito além de uma área básica, mas possibilita uma formação diferenciada dos nossos estudantes.”

O chefe do Departamento de Engenharia, professor Carlos Eduardo Volpato, agradeceu o empenho da diretoria executiva na construção da obra. “Todos que estão aqui, estudantes, professores e técnicos, estão exercendo um mérito. Mas este mérito só foi possível por causa de um trabalho intenso dos nossos gestores”, ressaltou.

Centro de Pesquisa em Processamento de Produtos Agrícolas
A estrutura é destinada ao atendimento de cerca de 2 mil estudantes e tem uma área de 993m2. A vice-reitora, professora Édila Vilela de Rezende Von Pinho, comentou sobre o empenho do grupo de pesquisa no desenvolvimento do projeto que deu origem ao Centro de Pesquisa. Já o reitor reforçou a importância do novo espaço, que gera referência e identidade para o trabalho de pesquisa de pós-colheita na UFLA. 


O pró-reitor de Pesquisa, Teodorico de Castro Ramalho, ressaltou o avanço da UFLA nos últimos anos, tanto em termos materiais como imateriais. “É notório para todos que a UFLA tem crescido de uma forma impressionante - triplicou em pouco tempo em estrutura física. Se tem crescido em termos materiais, isso se repercute em termos imateriais: saímos de 2004 com a primeira patente e hoje já são mais de 130. Quando olhamos a produção científica da UFLA na Web of Science, por exemplo, é uma explosão de novas publicações.”

Estruturas no Departamento de Ciências Florestais
No Departamento de Ciências Florestais (DCF), foram inauguradas obras e reformas em diferentes setores. O subchefe do Departamento, professor Fábio Akira Mori, fez agradecimentos à Direção Executiva pelo apoio à viabilização das melhorias.


Uma das estruturas com descerramento de placa foi o Laboratório de Sementes Florestais, que passou por ampliação e hoje atende a 450 estudantes, em uma área de 129,95m2. O professor Anderson Cleiton José relatou ter sido um ganho muito grande para o setor, pelo conforto proporcionado a estudantes de graduação e pós-graduação. “Nosso laboratório é referência, possui uma das maiores coleções de espécies nativas, com pouco mais de meia tonelada de sementes, de mais de 300 espécies nativas”.

O setor de Anatomia da Madeira também teve momento de inauguração. A estrutura beneficia 500 estudantes e tem área de 309,42m2. Outro setor inaugurado foi o Lemaf, em uma área de 808,26 m2, que serve a uma comunidade de 450 estudantes.

com Ana Eliza Alvim, Gláucia Mendes e Samara Avelar - da assessoria da UFLA

Um comentário:

Anônimo disse...

Sem dúvida a UFLA hoje é o maior patrimônio da cidade de Lavras.