A ação contou com a participação de 130 alunos, do 6º ao 9º ano, tendo como objetivo ressaltar a importância das abelhas na polinização para a produção de alimentos. Estudantes compreendem sobre a polinização das abelhas
Os alunos criaram projetos que mostraram como esses pequenos insetos desempenham um papel essencial na manutenção da biodiversidade e na garantia de uma alimentação saudável para todos. Na oportunidade, cada turma ficou responsável por uma temática específica, no qual pesquisaram a respeito da vida nas colmeias, as diferentes funções das abelhas, os diferentes tipos de abelhas e a importante missão de polinização para a vida da humanidade.
Os alunos do 6º ao 9º ano já estavam sendo orientados sobre a vida das abelhas, por meio de conteúdos aplicados nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Língua Inglesa e Arte.
Segundo o professor e engenheiro agrônomo João Luiz, a ideia do projeto de apicultura se deu pela proximidade que a Escola tem em tratar assuntos do setor agrícola: “Eu sou apicultor e eu tive o prazer de trabalhar com todos os professores e transmitir para os alunos um conhecimento a mais sobre atividade apícola. Quando se fala de apicultura, o pessoal só pensa em ferroada de abelha e no quanto acham elas perigosas…Se existe o ser humano hoje em dia, são graças às abelhas, porque 70% das plantas necessitam da polinização feita por elas. Acredito que a partir dessa ação, os alunos mudaram essa mentalidade de que a abelha é agressiva e prejudicial”, finalizou o docente.
Além das oficinas, os estudantes receberam a visita de um apicultor e aproveitaram a oportunidade para degustar e conhecer alguns produtos advindos da polinização, como mel, própolis, geleia real, pólen e cera de abelha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário