Pular para o conteúdo principal

LAVRENSE VENCE PRÊMIO SANTANDER DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO

Meses de dedicação e muito trabalho, etapa após etapa. O sacrifício não foi pequeno para nenhum dos finalistas da 4ª edição dos prêmios Santander de Empreendedorismo e Ciência e Inovação. Esforço que foi premiado com o anúncio feito na noite de ontem, 18, em São Paulo, quando foram apresentados os sete vencedores deste ano. No prêmio de empreendedorismo, comemoraram a conquista Ana Cláudia Kasseboehmer, (na categoria Cultura e Educação), da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos); Eduarda Queiroz Silva (Indústria), representando a Uniube (Universidade de Uberaba); Liangrid Lutiani da Silva (Tecnologia da Informação e Comunicação), pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul); e Suélia de Siqueira Rodrigues (Biotecnologia), da UnB (Universidade de Brasília).


Já nos prêmios de Ciência e Tecnologia, os vencedores foram André Pedral de Sampaio de Sena (Tecnologia da Informação e Comunicação), pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina); Luiz Carlos de Oliveira (Indústria), da UFLA (Universidade Federal de Lavras); e Ronaldo Biondo (Biotecnologia), que representou a USP (Universidade de São Paulo). Cada um deles receberá R$ 50 mil em dinheiro e mais uma carteira de cinco ações do Banco Santander.


O pesquisador de Lavras, da Universidade Federal de Lavras (Ufla) foi premiado com o projeto de reutilização dos rejeitos da indústria de couro, processo que, segundo estudos do pesquisador, resulta em substâncias altamente nocivas ao meio ambiente. "Quando comecei o experimento, não imaginava que chegaria a tanto", revela. "Mas o prêmio justifica o trabalho". Após passar pelo tratamento proposto por Oliveira, o rejeito industrial separa o cromo, que pode ser reutilizado pela própria indústria, de um material rico em nitrogênio, que também pode receber outras aplicações.


Outra possibilidade é transformar os rejeitos em carvão, ativado pela pirólise (aquecimento sem oxigênio) do couro, resultando em materiais com comprovadas aplicações no tratamento de efluentes contaminados. Com o dinheiro recebido, "a idéia é fazer um protótipo em escala semi-industrial para testar a viabilidade para a indústria", contou após a cerimônia de premiação. No entanto, Oliveira sabe que os próximos passos serão decisivos. "Ainda é difícil prever o sucesso do projeto. Precisamos buscar empresários interessados em investir e patrocinar", conta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.