quinta-feira, 28 de março de 2024

POUSO ALEGRE LIDERA CONTRATAÇÕES NO SUL DE MINAS COM SALDO POSITIVO DE 2.820 CONTRATAÇÕES


A cidade de Pouso Alegre, no Sul de Minas, continua a se destacar como um polo econômico na região sul de Minas, mantendo sua posição como uma das cidades líderes na geração de empregos formais, de acordo com os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Nos últimos 12 meses (até janeiro de 2024), o município acumulou um saldo positivo de 2.820 empregos, refletindo o dinamismo e a força da sua economia local.

Em janeiro de 2024, Pouso Alegre registrou um saldo positivo de 270 contratações, impulsionado principalmente pelo setor industrial, seguido pelos setores de serviços, construção e agropecuária. Em contraste, cidades vizinhas como Poços de Caldas, Passos, Extrema e Varginha apresentaram desempenho inferior, com resultados acumulados de saldos positivos menores, sendo respectivamente, +1.029, +962, +1.813 e +1.898.

O município gerou inúmeras admissões neste mês e as expectativas continuam favoráveis ao mercado de trabalho, pois existem inúmeras vagas de emprego disponíveis no Acessuas Trabalho, e contamos com o projeto Emprega P.A, lançado durante o aniversário da cidade, e que foi um dos destaques recentes na promoção do emprego em Pouso Alegre, sendo realizada a 2ª Edição.

Geração de empregos na cidade
No dia 26 de fevereiro deste ano, a Prefeitura de Pouso Alegre, em colaboração com diversas entidades, promoveu a 2ª Edição do Emprega P.A, um evento que visa conectar milhares de candidatos com oportunidades de emprego na cidade. Com a participação de 1.711 candidatos, o evento foi um verdadeiro sucesso, resultando na geração de 715 empregos imediatos e na coleta de mais de 1.110 currículos para futuras vagas, proporcionando novas perspectivas para os residentes da cidade.

O Emprega P.A. tem sido uma iniciativa notável para melhorar a qualidade de vida da população, oferecendo oportunidades de emprego localmente e facilitando a conexão entre empregadores e trabalhadores qualificados. Lançado em outubro de 2023, o projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social da comunidade, além de fortalecer o mercado de trabalho local.
Além disso, a Prefeitura conta com vagas disponíveis através do Programa Acessuas Trabalho, da Secretaria de Políticas Sociais.

PACIENTES DO SUS RECEBEM APARELHOS AUDITIVOS EM CAMPO BELO


A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Belo, já entregou 40 aparelhos auditivos para pacientes do SUS cadastrados através da fila de espera no Serviço de fonoaudiologia localizado na CAS. O aparelho irá ampliar a audição dessas pessoas possibilitando melhor percepção dos sons ambientais e consequentemente maior interação com o meio social.

CÂMARA APROVA DOAÇÃO DE TERRENO DO CTAN PARA A UFSJ


Uma ótima notícia para a Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ): a Câmara Municipal de São João del-Rei aprovou, em primeira votação, a doação do Campus Tancredo Neves (CTAN) pela Prefeitura de São João del-Rei para a universidade. Trata-se do Projeto 7999, do Executivo Municipal, que repassa, em definitivo para a União, o imóvel e benfeitorias, terreno conhecido como Chácara do Firmo, num total aproximado de 859 mil metros quadrados, onde hoje funciona um dos maiores campus da UFSJ. Anteriormente, o terreno estava cedido em regime de comodato. A votação em segundo turno aconteceu na última terça-feira, dia 20 de março.

A doação aconteceu depois de uma longa articulação que envolveu o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), a Prefeitura de São João del-Rei e a atual Reitoria. Também foi importante a sensibilidade dos vereadores, em especial Lívia Guimarães e Rogério Bosco, ambos do Partido dos Trabalhadores, que presidiram as comissões pelas quais tramitou o projeto. Bosco foi o relator na Câmara que deu o voto favorável. Em seu parecer disse: “Não tive a chance de ter um diploma superior, mas hoje passo junto com todos que estão aqui a fazer parte da história da UFSJ, essa importante instituição, reafirmando sua importância com a doação do CTAN.”

O reitor Marcelo Andrade fez questão de agradecer à iniciativa do prefeito Nivaldo Andrade (UB) e a todos os vereadores de São João del-Rei, uma vez que o projeto foi aprovado por unanimidade, onde todos reconheceram a importância da doação. “Isso mostra não só o valor que o CTAN e a UFSJ têm para a comunidade, mas também o fato de que, quando o assunto é importante, de interesse e bem comum, não importa a legenda dos agentes públicos, mas o interesse da comunidade”, ressaltou. Ele relembra que a doação “era um sonho histórico da comunidade universitária. Desde o início do nosso mandato, temos mantido contato com as autoridades no sentido de que a doação fosse viabilizada”, esclareceu.

*Com assessoria da UFSJ

PEÇAS RELIGIOSAS DO MUSEU MUNICIPAL DE VARGINHA SÃO TEMA DE EXPOSIÇÃO VIRTUAL


A partir desta terça-feira, dia 26 de março, o Museu Municipal de Varginha marca as festividades da Semana Santa com uma mostra virtual com objetos de cunho religioso pertencentes ao acervo.
As imagens podem ser visualizadas por meio do Facebook do Museu em www.facebook.com/museumunicipaldevarginha e também no site da Fundação Cultural em www.varginhacultural.com.br.

A mostra tem como finalidade revelar a relação de fé e devoção a partir de peças produzidas por artesãos e artistas que comungam desse imaginário da religiosidade popular.

O acervo religioso sob a guarda do Museu é bem vasto, composto de obras de arte, peças confeccionadas em prataria, bronze, ferro, metal, mármore, cobre, tecidos, madeira, além dos objetos litúrgicos.

“Nossa expectativa é que as pessoas que não podem vir pessoalmente ao Museu, conheçam virtualmente este nosso importante equipamento cultural, que abriga esta e muitas outras exposições”, comenta Paulo Sérgio Rosa, curador da exposição e diretor do Museu Municipal.

O Museu Municipal de Varginha está localizado na Praça Governador Benedito Valadares, 121 – Centro. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Mais informações pelo (35) 3690-2716.

Imagens: Jade Favrin
*Com Eliana Costa

TRIBUNAL DE CONTAS SUSPENDE LICITAÇÃO DO CONSÓRCIO DE MUNICÍPIOS DO SUDOESTE MINEIRO


A Segunda Câmara decidiu na sessão desta terça-feira, dia 26 de março, a denúncia (Processo n. 1164216) de relatoria do conselheiro Wanderley Ávila sobre possíveis irregularidades no Pregão Eletrônico n. 2/2024, promovido pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios do Lago de Furnas (Cimlago), com sede em Alfenas, para registro de preços de futura contratação de consultoria especializada em engenharia e/ou arquitetura.


Os fatos considerados irregulares e denunciados pela Consul-Prime Brasil Engenharia e Consultoria Ltda. foram: comprovação excessiva de qualificação técnico-operacional e de qualificação econômico-financeira; proibição de participação de consórcios de empresas e licitação em um só lote.

Segundo a representante, todos os fatos atentam contra a lei, o princípio da competitividade, o tratamento igual entre os competidores, o melhor preço para a Administração Pública. Dessa forma, solicitou ainda que o pedido se desse por meio de cautelar.

Considerando suficientes os argumentados relatados na denúncia e o receio de grave lesão ao erário, o relator determinou a suspensão imediata do certame, na fase em que se encontrava, que foi confirmada pelos outros conselheiros.