Pular para o conteúdo principal

NOVO CIRCUITO VAI MARCAR OS 100 ANOS DE TANCREDO NEVES

O Governo de Minas Gerais, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), lideranças empresárias, políticas e culturais locais estão unindo forças para, em um ano, colocar em execução um novo roteiro turístico que deverá, definitivamente, diferenciar a Capital Brasileira da Cultura do ano de 2007 das demais cidades históricas brasileiras. A idéia é colocar em execução o projeto "São João del Rei, Terra de Livres", que deverá ser lançado no dia 4 de março de 2010, quando irá se comemorar o centenário do nascimento do ex-presidente Tancredo Neves. O projeto foi apresentado à comunidade sanjoanense, na noite da última segunda-feira, 9, em reunião promovida no Memorial Tancredo Neves, que contou com a participação da diretora da Fundação Tancredo Neves, Andrea Neves da Cunha, do presidente da Fiemg, Robson Andrade, do secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais, Paulo Brant, do presidente da Associação Brasileira de Cidades Históricas, Angelo Oswaldo, do prefeito de São João del Rei, Nivaldo José de Andrade, entre outras lideranças locais.


Cem anos após o seu nascimento, o ex-presidente Tancredo Neves é ainda hoje um símbolo nacional de liberdade. Primeiro presidente civil eleito depois do golpe que deu origem a ditadura militar (1964 -1985), ele não chegou a assumir a Presidência. Na véspera, foi internado no Hospital de Base, em Brasília, com fortes dores abdominais. Faleceu, depois de ter sido submetido a sete cirurgias, dando mais uma vez, um exemplo de luta e de fidelidade ao povo que tanto defendeu. Sua carreira política, no entanto, sempre foi permeada pela defesa dos princípios fundamentais de liberdade. Advogado, ele atuou também como repórter e revisor do Estado de Minas. Filiou-se ao Partido Progressista em 1933, foi vereador, presidiu a Câmara de São João del Rei. Foi primeiro ministro do presidente João Goulart, o Jango. Foi deputado Federal pelo MDB. Fundou o PP, mas voltou ao PMDB, o maior partido da oposição.

A luta pela volta da democracia foi marcada pelo esforço de Tancredo Neves que participou de todos os movimentos oposicionistas. Do lado de nomes como o de Ulisses Guimarães, o ex-presidente foi um dos principais articuladores do Movimento Diretas-Já que levou milhares de brasileiros às ruas e garantiu o retorno da democracia, culminando com o fim das eleições indiretas. Amante das tradições mineiras, Tancredo é visto, em todo o país, como o exemplo do político que tem como sua principal característica a vocação pelo bom-senso, diálogo e pela conciliação. Seus ideais podem ser resumidos por frases que se tornaram marca, não só de suas ações, mas dos ideais de todos que viveram 21 anos sob o julgo de um tempo que ficou conhecido como "anos de chumbo".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...