
Durante as comemorações dos 14 anos da trajetória do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no dia 8 de maio, no Museu de Arte Murilo Mendes, foi apresentado o relatório final dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e de Impacto Ambiental e Social do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e Região (PCTJFR). Os recursos para viabilização do Parque Científico e Tecnológico, no valor de R$ 2 milhões, foram garantidos pelo deputado estadual Lafayette Andrada (PSDB), em emendas no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), no ano passado, que prevê todos os objetivos e metas físicas e financeiras do Governo do Estado por um período de quatro anos.
Estudos indicaram privilegiada a localização de Juiz de Fora para implantação do parque, considerando aspectos de logística e infraestrutura, que favorecem a criação de um ambiente de inovação. A conclusão do estudo é que o Parque Tecnológico de Juiz de Fora e Região seja preparado para as áreas de eletroeletrônica, biotecnologia, leite e derivados. Após conclusão dos estudos, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFJF, Paulo Nepomuceno, destacou que a próxima etapa será a de definição do local de instalação. "São poucas as chances de que a área escolhida seja em outra cidade, devido a uma questão fundamental, que é a proximidade com os demais parceiros, empresas, universidades e institutos de ciência e tecnologia", afirmou.
O secretário acrescentou ainda que o parque será importante para o desenvolvimento da cultura de inovação. Através dele, será possível buscar informações na universidade e levar para as empresas que disponibilizam os produtos no mercado, gerando riqueza e bem-estar social. Com a definição e aquisição de um local apropriado à instalação, serão feitos estudos econômicos e financeiros para a implantação.
Comentários