Pular para o conteúdo principal

PLURALIDADE MARCOU O INVERNO CULTURAL DA UFSJ

Mais de 20 mil pessoas devem passaram por São João del-Rei até ontem, domingo, 19, durante a 22ª edição do Inverno Cultural. A estimativa é do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Marcos Vieira Silva. “A avaliação é muito positiva, porque conseguimos manter uma programação de qualidade e os eventos têm tido casa cheia”, comentou. O reitor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Helvécio Luiz Reis, afirmou que a homenagem a Grande Otelo vem se somar a uma série de tributos que vêm acontecendo desde 2005. “Otelo é um mineiro que estava escondido, sumido da mídia. Então, a gente faz um papel de resgatar esses grandes talentos, mostrando-os para um público jovem, que não o conheceu. E também coaduna com um momento da UFSJ de discutir questões sociais na sua relação com a comunidade externa”, analisou. Dona de grandes sucessos com “Ai, ai, ai”, “Não me deixe só” e “Boa sorte”, a cantora mato-grossense Vanessa da Mata subiu ao palco do Inverno na sexta-feira, 17, às 22 horas.


Em fase de lançamento promocional do novo projeto, o DVD Multishow ao Vivo, a artista se despede da turnê do disco “Sim”, lançado em 2007, nos shows que fará em julho. Vanessa da Mata chega acompanhada por sua banda formada por Davi Moraes (guitarras), Donatinho (teclados), Stephane San Juan (bateria) e Alberto Continentino (baixo). Hermeto Pascoal e Aline Morena aqueceram a noite do Festival no sábado, 18, às 22 horas, no palco do Inverno. A dupla traz à cidade o show "O som nosso de cada um", que contará com a voz, o piano, a viola, a percussão e a dança de Aline Morena; e o cavaquinho, a viola, o fluguel, o piano, as flautas, o berrante, a escaleta, os oito baixos... de Hermeto Pascoal. Mas a grande surpresa aconteceu na abertura do espetáculo, quando a Orquestra Popular Livre (OPL) e o multiinstrumentista apresentaram a canção inédita “Viva São João e seu povo”, que Hermeto compôs em homenagem à cidade, durante o 13º Inverno Cultural, realizado há nove anos. No entanto, o que o artista não sabe é que seu irmão, Elisio Pascoal, que mora em São João del-Rei, é o responsável pelo novo arranjo da canção. “Foi uma surpresa para Hermeto”, disse o presidente e regente da OPL, João Carlos de Oliveira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...