Pular para o conteúdo principal

UNIFEI PODE TER QUE SUSPENDER NOMEAÇÕES DE CONCURSO

O Ministério Público Federal (MPF), em Pouso Alegre, ajuizou ação civil pública contra a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) para garantir o direito das pessoas com deficiência de participarem dos concursos públicos realizados por aquela instituição por meio da reserva do percentual mínimo de 5% do total das vagas oferecidas.Somente este ano, a Unifei já teria realizado mais de 40 concursos públicos para a contratação de professores e servidores sem que os respectivos editais previssem a reserva de vagas, uma obrigação legal que, na prática, visa concretizar a política de inclusão no país. Segundo dados do IBGE, apurados pelo Censo 2000, mais de 14% da população - ou mais de 24 milhões de brasileiros - apresentam algum tipo de deficiência. Desses, apenas 537 mil estariam incluídos no mercado de trabalho. Antes de ajuizar a ação, o MPF tentou resolver as irregularidades extrajudicialmente e expediu recomendação à Unifei, que, no entanto, se recusou a cumpri-las integralmente. Os concursos continuaram em andamento, alguns deles já em fase de nomeação dos candidatos aprovados.


O MPF sustenta que a reserva de vagas é obrigatória, mesmo que alguns editais tenham por objetivo, a princípio, o provimento de um único cargo. "Se o concurso tiver apenas uma vaga a ser preenchida, na existência de candidato com deficiência aprovado, deverá ser ele o convocado, ao menos até que o quadro de servidores da Unifei atinja a cota de 14,48% de pessoas com deficiência", defende o procurador da República, José Lucas Perroni Kalil. "A reserva de vagas ocorre sobre o total das vagas oferecidas, ainda que o quadro de carreira esteja estruturado em especialidades".Adaptação das provas - Além da ausência da reserva de vagas, os editais dos concursos também se omitiram quanto à necessária previsão de adaptação das provas de acordo com a limitação de possíveis candidatos. Na verdade, os editais sequer mencionaram a necessidade de apresentação, pelo candidato, de laudo médico acerca da espécie e do grau de deficiência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...