Pular para o conteúdo principal

JF REGISTRA ATÉ 50 CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER POR MÊS

Juiz de Fora, na Zona da Mata, contabiliza, mensalmente, de 30 a 50 casos de violência sexual contra mulheres. O dado foi apresentado pelo chefe do Departamento de Saúde da Mulher, Elídio Lana, durante audiência pública realizada, na Câmara Municipal de Juiz de Fora, sobre a violência contra mulheres. Ele acredita, entretanto, que os números não correspondem à realidade. "Nem todas as mulheres que sofrem abuso chegam até o Departamento, o que nos leva a acreditar que os números são maiores". O vereador Luiz Carlos (PTC), que propôs a audiência, apresentou dados das polícias Civil e Militar. Segundo ele, em 2008, foram denunciados 7.355 casos de violência contra a mulher, enquanto em 2007, foram 4.843 denúncias. O vereador destacou o crescente número de casos de pedofilia na cidade, muitos deles envolvendo meninas, além de citar os casos de prostituição de crianças e de adolescentes. "Minas Gerais conta com 290 pontos vulneráveis à prostituição de menores, 12 deles estão localizados na cidade e na região".


Luiz Carlos lembrou os transtornos físicos e psicológicos ocasionados pela violência, além do medo de denunciar, que paralisa algumas vítimas. "Muitas vezes o processo de denúncia é interrompido devido ao medo da agressão ser estendida aos filhos. Em muitos casos, a violência parte do provedor e a mulher acaba se submetendo por não ter autonomia financeira". Para a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Maria Enilda Teixeira, os dados referentes ao número de agressões atingiram níveis além dos parâmetros considerados normais. "É preciso que haja uma ação conjunta, que envolva a igualdade de gêneros, o combate ao desemprego e às drogas, além de ser oferecido tratamento ao agressor e assistência à vítima". A delegada Sônia Parma citou a implantação do Centro de Integração da Mulher como mais uma forma de combate à violência. "O local, que deve ser implantado no próximo ano, vai servir como referência porque reunirá serviços diversos e facilitará o atendimento".


Para a delegada, o combate à violência contra a mulher contribui diretamente para a redução da violência urbana. A promotora Vanda Sarmento mencionou o desvio de finalidade da Casa Abrigo. Segundo ela, o espaço passou a receber não só vítimas de violência doméstica, mas mulheres vítimas de violência social. "Diante disso, percebemos que a vítima está desabrigada com relação à família e com relação ao poder público. Não é possível abrigar, no mesmo espaço, carências sociais distintas". A representante da Secretaria de Assistência Social, Roxana Souza Pinto, confirmou que a Casa Abrigo vem recebendo outros tipos de encaminhamento, como adolescentes vítimas de violência sexual e mulheres vítimas de qualquer tipo de violência, por exemplo. "O Executivo está aberto a novas propostas".
Aline Furtado, do Acessa.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...