Pular para o conteúdo principal

PROJETO 'LEITURA NO ÔNIBUS' PROMETE MOVIMENTAR COLETIVOS DE TC

Na semana passada, começou a montagem das lâminas dos textos do Projeto Leitura no Ônibus, que irá para os coletivos de Três Corações, no Sul de Minas nos próximos dias. Num trabalho meticuloso de procura e seleção de poesias de autores consagrados e iniciantes, o artista Paulo de Barros, que é o idealizador da proposta, chegou aos 320 poemas que vão compor o projeto. Colocou no mesmo balaio estudantes da cidade, escritores desconhecidos do grande público, artistas do interior de Minas, poetas de Três Corações, Hilda Hilst, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Cecília Meireles. É a qualidade e a diversidade que vai inspirar os passageiros de ônibus da cidade. Para quem não sabe do que se trata, o projeto Leitura no Ônibus foi originalmente concebido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), num programa entitulado A Tela e o Texto. O pessoal da Faculdade de Letras implantou as poesias nas poltronas de várias linhas de coletivos da capital mineira. O trabalho se expandiu e deve chegar em breve à totalidade dos ônibus de BH. O mais legal é que não se trata apenas de um projeto de formação de leitores. Ele também dá uma nova cara aos coletivos, criando espaços de socialização, inspiração e reflexão que envolvem estudantes e trabalhadores da cidade. Os ônibus deixaram de ser só meios de transporte.


Em Três Corações, o trabalho começou nos primeiros meses deste ano, quando Paulo apresentou a proposta. Ele mesmo, entusiasmado, redigiu o projeto original. Já tinha nas mãos a autorização da UFMG para tocar o projeto por aqui. Demos alguns toques e ele enxugou o texto que tinha feito. A ideia do projeto é ótima, pois atende a duas demandas: primeiro, forma público leitor; segundo, dá oportunidade para que artistas locais expressem sua poesia na cidade. Começou, depois, a correr atrás dos patrocinadores, talvez a fase mais complicada. Foram feitas várias reuniões com empresários.


A prefeitura, por meio do secretário de Esporte, Lazer e Cultura, Valério Neder, é outra entidade que está sendo fundamental na realização deste projeto. Partiu do Valério a ideia de integrar o Leitura no Ônibus com o aniversário da cidade, que acontece no dia 23 de setembro. A secretaria já integrou o projeto às festividades e está patrocinando boa parte da iniciativa. A São Marco também adotou a ideia, valorizando a iniciativa do poeta tricordiano. Por fim, a Câmara dos Vereadores é quem completa o time dos patrocinadores. O projeto tem o apoio da Livraria Obra Prima, da Associação Adriverde, da Foto Gibene e da Maria Rita Arte Decorativa.
por Paulo Barros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...