
Na semana passada, começou a montagem das lâminas dos textos do Projeto Leitura no Ônibus, que irá para os coletivos de Três Corações, no Sul de Minas nos próximos dias. Num trabalho meticuloso de procura e seleção de poesias de autores consagrados e iniciantes, o artista Paulo de Barros, que é o idealizador da proposta, chegou aos 320 poemas que vão compor o projeto. Colocou no mesmo balaio estudantes da cidade, escritores desconhecidos do grande público, artistas do interior de Minas, poetas de Três Corações, Hilda Hilst, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Cecília Meireles. É a qualidade e a diversidade que vai inspirar os passageiros de ônibus da cidade. Para quem não sabe do que se trata, o projeto Leitura no Ônibus foi originalmente concebido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), num programa entitulado A Tela e o Texto. O pessoal da Faculdade de Letras implantou as poesias nas poltronas de várias linhas de coletivos da capital mineira. O trabalho se expandiu e deve chegar em breve à totalidade dos ônibus de BH. O mais legal é que não se trata apenas de um projeto de formação de leitores. Ele também dá uma nova cara aos coletivos, criando espaços de socialização, inspiração e reflexão que envolvem estudantes e trabalhadores da cidade. Os ônibus deixaram de ser só meios de transporte.
Em Três Corações, o trabalho começou nos primeiros meses deste ano, quando Paulo apresentou a proposta. Ele mesmo, entusiasmado, redigiu o projeto original. Já tinha nas mãos a autorização da UFMG para tocar o projeto por aqui. Demos alguns toques e ele enxugou o texto que tinha feito. A ideia do projeto é ótima, pois atende a duas demandas: primeiro, forma público leitor; segundo, dá oportunidade para que artistas locais expressem sua poesia na cidade. Começou, depois, a correr atrás dos patrocinadores, talvez a fase mais complicada. Foram feitas várias reuniões com empresários.
A prefeitura, por meio do secretário de Esporte, Lazer e Cultura, Valério Neder, é outra entidade que está sendo fundamental na realização deste projeto. Partiu do Valério a ideia de integrar o Leitura no Ônibus com o aniversário da cidade, que acontece no dia 23 de setembro. A secretaria já integrou o projeto às festividades e está patrocinando boa parte da iniciativa. A São Marco também adotou a ideia, valorizando a iniciativa do poeta tricordiano. Por fim, a Câmara dos Vereadores é quem completa o time dos patrocinadores. O projeto tem o apoio da Livraria Obra Prima, da Associação Adriverde, da Foto Gibene e da Maria Rita Arte Decorativa.
por Paulo Barros
Comentários