Pular para o conteúdo principal

TIRADENTES GANHA MEMORIAL


12 de novembro de 1746. Nesse dia aconteceu o batizado de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira. Para comemorar a data, foi realizada na Fazenda do Pombal, berço do alferes, uma solenidade que teve por objetivo divulgar o projeto de construção de um Memorial ao inconfidente, idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A intenção dos envolvidos é obter recursos para a sua efetivação. Mas o órgão responsável pelo local, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ainda não é parceiro nessa iniciativa. A comemoração – encabeçada pela Academia de Letras de São João del-Rei, Academia de Letras Jurídicas de São João del-Rei e Tiradentes, Fundação Oscar Araripe, Fundação Oscar Niemeyer e o Instituto Histórico e Geográfico (IHG) de São João del-Rei – teve início às 6 horas com uma caminhada da Av. Tancredo Neves, onde fica a estátua de Tiradentes, até a Fazenda do Pombal. Segundo o responsável, major Murilo Cabral, eles percorreram cerca de 10 km em três horas. “O objetivo foi chamar a atenção para a necessidade de fazermos daqui um Parque Nacional, para que a Memória não se perca”, afirmou a caminhante Ana Maria de Oliveira Cintra, que é membro do IHG e da Academia de Letras local.


Na Fazenda do Pombal, o presidente da Academia, Wainer de Carvalho Ávila, explicou o motivo da solenidade: “Neste local, antiga Santa Rita do Rio Abaixo, nasceu Tiradentes. Cada ¼ do heroi, cada gota de seu sangue está nesse solo sagrado. Aqui pretendemos construir um Memorial que abrigará sua história e será palco para que as crianças - que são o Brasil de amanhã – possam tomar conhecimento da importância de Tiradentes, um herói nacional”. Segundo ele, o propósito, a partir de agora, é captar recursos, junto aos três municípios “que disputam a natalidade do alferes”, São João del-Rei, Tiradentes e Ritápolis, para a construção do Memorial.


Dentro, ainda, da programação, aconteceram a apresentação dos alunos da Escola Municipal Márcia Sílvia Resende Serpa, de Ritápolis, que recitaram versos ressaltando a luta de Tiradentes; a presença de quatro representantes dos “Dragões da Inconfidência” e apresentação da Banda de Música do 9º Batalhão de Polícia Militar, de Barbacena.

Faltou diálogo
O chefe do ICMBio-Floresta Nacional (Flona) de Ritápolis, José Nivaldo de Menezes Machado, está preocupado com o andamento do projeto. Segundo ele, até o momento não foi sinalizada qualquer parceria para a sua implantação. “Sem autorização do Instituto Chico Mendes, nada pode ser feito aqui dentro. Se chegar algo, sou obrigado a embargar”, avisou. E comentou: “Com certeza aqui precisa de ser melhor utilizado. O que falta é o devido interesse. Por isso, temos que assentarmos na mesa para estabelecermos uma parceria. Nem sei quem é que está à frente desse movimento. A conotação está sendo pessoal. Este é o grande risco. Do jeito que está não vai para frente!”.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Ritápolis, destacou a importância de realizar o projeto “juntamente com os órgãos envolvidos e o Instituto Chico Mendes, que mantém esse local”. E prometeu: “Não medirei esforços para que o projeto aconteça!”.  Quando questionado sobre a situação, Wainer Ávila afirmou: “Nivaldo tem razão. Começaremos, ainda hoje, a fazer essa parceria, principalmente para que seja mais grandiosa. Não fizemos isso antes porque o tenente coronel da reserva do Exército, Adalberto Menezes, que tomou a iniciativa, não pode vir aqui hoje. Mas, pode ter certeza que marcaremos uma audiência com o Instituto Chico Mendes, para iniciarmos os trabalhos”.

O Memorial
O monumento, arquitetado por Oscar Niemeyer, possui 70 metros de asa a asa e 30 metros de profundidade, nas cores verde e amarela. O objetivo de sua criação foi homenagear o grande heroi brasileiro no lugar onde nasceu e foi batizado, a Fazenda do Pombal. O Memorial abrigará um auditório, galeria de exposições e outras dependências. Uma frase do alferes Tiradentes será inscrita no mural que encima a rampa da entrada.
Folha das Vertentes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.