Pular para o conteúdo principal

LAVRAS APOSTA NO CULTIVO DO MARACUJÁ


A Associação dos Produtores de Frutas da Região de Lavras (Frutilavras) fundada em 1996 como uma agroindústria para o processamento de polpa de maracujá, cultura recente na região mas que já vem trazendo bons lucros para os agricultores do Sul de Minas. O projeto da Frutilavras foi criado pela Emater-MG em 1996 buscando introduzir a fruticultura no município como alternativa à geração de emprego e melhoria da renda para as pequenas propriedades rurais. O programa tem ainda a parceria da UFLA, do Sindicato dos Produtores Rurais e da Prefeitura Municipal de Lavras. A proposta de incentivar a fruticultura na região surgiu como a alternativa mais viável dentro do plano de revitalização econômica dos atingidos pela Hidrelétrica do Funil. A Hidrelétrica do Funil doou 30 mil mudas de maracujá no começo do mês de dezembro de 2009 para produtores de Lavras, Nepomuceno, Carmo de Cachoeira, Santo Antônio do Amparo e Ribeirão Vermelho.Os produtores, que tiveram suas terras inundadas, também receberam do Consórcio do Funil cotas de propriedade da agroindústria. Atualmente, a Frutilavras tem 60 associados, que mantêm 50 hectares de maracujá plantados. Todos os agricultores recebem assistência gratuita da Emater-MG.

A agroindústria funciona num galpão de 300 metros quadrados cedido pelo Sindicato dos Produtores Rurais. A Frutilavras já recebeu o registro do Ministério da Agricultura e está comercializando polpa congelada e suco da fruta do maracujá em redes de supermercados em Lavras. A expectativa da associação é processar cerca de 600 toneladas da fruta e 200 mil litros de polpa de maracujá no período de safra que, na região, vai do final de novembro até início de maio. Vendendo a polpa, os agricultores poderão ganhar o dobro do que recebem atualmente com a venda do maracujá in natura. Nos outros meses do ano, as máquinas serão ocupadas por outras frutas como a goiaba que, além da polpa, rende também doce em pasta e a goiabada cascão. De acordo com o coordenador de Fruticultura da Emater-MG em Lavras, Edson Logato, a atividade é ótima alternativa para pequenas propriedades rurais.
Thaís Vilela, Emater-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...