![]() |
Enéas Chiarini discute coligação e questiona ações de Perugini |
No procedimento eleitoral brasileiro, a rotatividade das eleições ocorre a cada dois anos e, novamente, neste ano serão realizadas novas escolhas para o executivo e legislativo, ambos em âmbito municipal. Pré-candidatos a vereadores e prefeitos já estão em campo para uma pré-campanha informal, buscando adesões e articulando apoios futuros. Com o início do ano, há expectativa de quem será candidato ou não, sobretudo no que se refere aos postulantes à prefeitura. Em Pouso Alegre, no Sul de Minas, a eleição para vereadores será feita com novidades, visto que serão aumentadas quatro vagas para a função, de 11 para 15 vereadores.
No Facebook já está acontecendo uma campanha para a renovação total da Câmara Municipal de Pouso Alegre, extremamente criticada pelo prefeito Agnaldo Perugini em 2011. Mas a dúvida que mais chama a atenção é quem irá comandar a prefeitura na próxima administração. A TV Uai entrou em contato com alguns possíveis nomes que venham se lançar à disputa eleitoral. Os prefeitáveis, denominação utilizada para fazer esta indicação de pré-candidatos, foram ouvidos e alguns afirmaram esta possibilidade, enquanto outros descartaram a entrevista por não se considerarem prefeitáveis.
O prefeito Agnaldo Perugini (PT) não quis gravar entrevista. Segundo a assessoria da Prefeitura - procurada inúmeras vezes já que o prefeito não atendeu nossos telefonemas - na semana que o prefeito foi procurado para tratar do assunto em pauta, ´o mesmo não responderia, pois não estava concedendo entrevistas´. O ex-deputado Chico Rafael, o ex-vereador Geraldo Cunha (DEM) e o diretor da Faculdade de Direito do Sul de Minas, Rafael Simões (PTB), disseram que não são pré-candidatos. Por telefone, todos adiantaram não haver esta possibilidade.
Chico Rafael, inclusive, disse que não está filiado a nenhum partido, enquanto Geraldo Cunha e Rafael Simões adiantaram que ajudarão na campanha eleitoral deste ano, porém, ressaltando que não são candidatos. A possibilidade de ser pré-candidato é vista com bastante ânimo por Enéas Chiarini, apesar de ter dito que está analisando a proposta do partido. ´Realmente, quando a gente entra na política você fica refém das decisões maiores do partido. Eles querem lançar um candidato em Pouso Alegre. Chamaram a mim, fizeram colocações e apelos. Eu fiquei realmente de estudar a possibilidade de me colocar à disposição do partido para ser um pré-candidato a prefeito em Pouso Alegre´.
por Paulo Guimarães, da TV Uai
Comentários