Desde ontem, 1º de março, estão suspensos, por tempo indeterminado, os voos realizados pela Trip Linhas Aéreas no Aeroporto Prefeito Octávio de Almeida Neves, de São João del Rei, nas Vertentes. O terminal, porém, continua aberto para atendimento de passageiros. A decisão da companhia aérea se deu diante das incertezas com relação à decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em suspender os voos, em decorrência da falta de cumprimento, por parte do terminal, com relação à instalação de Brigada de Incêndio e de condições de acessibilidade, determinadas pela Resolução 115, de outubro de 2009.
A medida adotada pela Trip se deu mesmo após a Anac ter decidido, após reunião em Brasília (DF) na tarde do dia 29 de fevereiro, adiar a decisão sobre a suspensão dos voos comerciais de São João del-Rei e nos também ameaçados aeroportos de Diamantina e Patos de Minas. Um novo encontro da diretoria da Anac, na próxima terça-feira, 6, terá como pauta a análise do plano proposto, pela Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas (Setop), que solicitou ao Governo Federal o adiamento do prazo estipulado, para entrada em operação das brigadas de incêndio.
Em nota oficial, a Trip Linhas Aéreas ressaltou que as "cidades são muito importantes para a companhia, que pretende voltar a operar nesses locais assim que os aeroportos se adequarem às determinações da Anac". Segundo a empresa, os voos foram suspensos por ser necessário planejamento com antecedência para a realização de uma viagem aérea. O Aeroporto de São João del-Rei, inaugurado em 2007, foi terceirizado. A administração está sob a direção da Socicam Terminais de Passageiros. A administradora do terminal, Aline Flávia Rezende, através de sua secretária, informou que atenderá a imprensa assim que o impasse for resolvido, não querendo, até o momento, conceder entrevistas para falar sobre o assunto.
da Folha das Vertentes
Comentários