A Agência de Gestão Ambiental de Juiz de Fora (Agenda JF), na Zona da Mata, lançou nesta segunda-feira, 2, o Projeto Ambientação, iniciativa que visa facilitar a reciclagem do lixo e aproveitar material reciclado no órgão. Em solenidade realizada para os funcionários da instituição, o superintendente da Agenda JF, Aristóteles Faria, explicou que este trata-se de um projeto piloto, implantando dentro dos moldes do que foi lançado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).
São cerca de 80 lixeiras em papelão reciclado - uma para cada funcionário – e outras 20, do mesmo material mas em maior tamanho, para utilização em eventos, além de duas unidades de plástico para o refeitório, cuja utilidade é separar o lixo úmido do seco. “Entendemos que 90% dos problemas de reciclagem estarão resolvidos se a população for conscientizada para separar o que é seco do que é úmido”, afirmou Faria.
Entre os objetivos da proposta estão estimular a reflexão e a mudança de atitude, motivar ações ambientalmente corretas, destinar adequadamente os materiais recicláveis e promover a melhoria na qualidade do ambiente de trabalho. Para que a iniciativa sirva de exemplo para outros órgãos, a Agenda JF pretende promover palestras educativas para empresas, escolas, órgãos públicos, entre outros, visando mostrar as vantagens de tal comportamento. O material apresentado pela Agenda JF foi doado pela empresa Cartão Embalagens de Papelão. Já as lixeiras de plástico e o papel formato A4 utilizado para ofícios e outros documentos foram comprados pelo próprio órgão.
com assessoria
Comentários