A Guarda Municipal de Varginha teve alteração na sua nomenclatura e agora para a se chamar Guarda Civil Municipal de Varginha. A Lei Nº 5.444, sancionada pelo prefeito Eduardo Corujinha (PT), autoriza a mudança do nome da instituição que usará a sigla GCMV. Criada pela Lei Municipal n.º 2.250/1992 e organizada pela Lei Municipal 4.003/2003, a corporação de Varginha foi denominada como Guarda Municipal de Varginha (GMV), estando hoje composta por 94 integrantes, que atuam em diversas áreas e setores do município.
A mudança da nomenclatura para Guarda Civil Municipal leva em consideração a tendência da modificação entre a maioria das cidades do país que possuem suas guardas municipais, tais como Sorocaba, Piracicaba, Americana, São Paulo, Ribeirão Preto, entre outras. “O objetivo é de mais uma vez colocar Varginha em destaque a nível nacional, bem como continuarmos a expor a nossa Guarda Municipal como exemplo e modelo a ser seguido pelas demais guardas municipais da nossa região, do nosso estado e até do país”, disse o diretor da GCMV, Miguel José de Lima.
A mudança também visa uma adequação à Portaria nº 397/2002 do Ministério do Trabalho e Emprego, de 9 de outubro de 2002. A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), instituída pela portaria determina que sejam adotados em todo o território nacional uma classificação, que tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares, buscando assim uma uniformização, neste caso a das Guardas Municipais de todo o país com a seguinte classificação: Guarda Civil Municipal (título), 5172-15 (código) e ocupação (tipo).
com assessoria
com assessoria
Comentários