Pular para o conteúdo principal

MAROLO, “MAROLEIROS” E O PATRIMÔNIO CULTURAL

A 4ª Festa do Marolo, traz neste ano de 2013 o tema que dá título a este texto e que será trabalhado com todas as escolas do município onde professores e estudantes desenvolverão sua criatividade através de desenhos, frases, textos, paródias e peças teatrais. Mas qual a relação entre as palavras do tema proposto? Primeiramente vamos entender o significado de patrimônio. Segundo a grande enciclopédia Larousse Cultural, este vocábulo tem suas origens no latim – patrimonium – herança paterna; bens de família; e, ainda no sentido figurativo: o que é considerado como herança comum. 
 
Então patrimônio cultural são todas as riquezas que herdamos de nossos antepassados e que incluídas na categoria de patrimônio imaterial sugere que receitas legadas de geração em geração são bens que fazem parte dos modos de fazer de um povo, e que devem ser seguidas para que não se percam no
tempo.

Este ano comemora-se o centenário de produção do licor de marolo em nossa cidade – bem registrado como nosso primeiro patrimônio imaterial – e nós como “maroleiros” autênticos temos que nos orgulhar em preservar esta riqueza que faz parte de nossa história e que leva aos quatro cantos do país o nome de Paraguaçu através dessa bebida que agrada aos paladares dos que apreciam o sabor de um bom licor após as refeições.

Daí a palavra “maroleiros”, significando que nós cidadãos paraguaçuenses devemos proteger e cultivar as árvores do maroleiro, que produz a matéria prima necessária a confecção do licor, dos doces e de tantas outras iguarias que poderão ser saboreadas durante os quatro dias em que acontecerá a feira gastronômica, parte dos festejos, que apresenta produtos à base do marolo e que sempre oferece novos experimentos por parte de nossas culinaristas.

Portanto a relação é simples: o marolo – fruto que pode ser considerado como um dos “ouros” do Cerrado deu origem ao codinome com o qual somos conhecidos há vários anos, é uma riqueza que pode gerar ainda mais renda à nossa economia, levando-nos a deixar para as próximas gerações uma fonte de grande poder econômico, que através de seus produtos e de todos os atrativos apresentados na festa traz para nosso povo o convívio com outros tantos visitantes que vêm a Paraguaçu prestigiar o evento.
por Sandro Adauto Palhão
 
O Festival
O IV Festival de Música Marolo de Ouro de Paraguaçu é uma realização do município de Paraguaçu, no Sul de Minas, e será uma das atrações da 4ª Festa do Marolo de Paraguaçu, fruta típica, nativa do cerrado e um dos símbolos da terra. O evento será realizado nos dias 14, 15 e 16 de março de 2013, às 20h30, no Teatro Municipal Donato Leite Andrade, situado na Praça Oswaldo Costa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...