Pular para o conteúdo principal

MAROLO, “MAROLEIROS” E O PATRIMÔNIO CULTURAL

A 4ª Festa do Marolo, traz neste ano de 2013 o tema que dá título a este texto e que será trabalhado com todas as escolas do município onde professores e estudantes desenvolverão sua criatividade através de desenhos, frases, textos, paródias e peças teatrais. Mas qual a relação entre as palavras do tema proposto? Primeiramente vamos entender o significado de patrimônio. Segundo a grande enciclopédia Larousse Cultural, este vocábulo tem suas origens no latim – patrimonium – herança paterna; bens de família; e, ainda no sentido figurativo: o que é considerado como herança comum. 
 
Então patrimônio cultural são todas as riquezas que herdamos de nossos antepassados e que incluídas na categoria de patrimônio imaterial sugere que receitas legadas de geração em geração são bens que fazem parte dos modos de fazer de um povo, e que devem ser seguidas para que não se percam no
tempo.

Este ano comemora-se o centenário de produção do licor de marolo em nossa cidade – bem registrado como nosso primeiro patrimônio imaterial – e nós como “maroleiros” autênticos temos que nos orgulhar em preservar esta riqueza que faz parte de nossa história e que leva aos quatro cantos do país o nome de Paraguaçu através dessa bebida que agrada aos paladares dos que apreciam o sabor de um bom licor após as refeições.

Daí a palavra “maroleiros”, significando que nós cidadãos paraguaçuenses devemos proteger e cultivar as árvores do maroleiro, que produz a matéria prima necessária a confecção do licor, dos doces e de tantas outras iguarias que poderão ser saboreadas durante os quatro dias em que acontecerá a feira gastronômica, parte dos festejos, que apresenta produtos à base do marolo e que sempre oferece novos experimentos por parte de nossas culinaristas.

Portanto a relação é simples: o marolo – fruto que pode ser considerado como um dos “ouros” do Cerrado deu origem ao codinome com o qual somos conhecidos há vários anos, é uma riqueza que pode gerar ainda mais renda à nossa economia, levando-nos a deixar para as próximas gerações uma fonte de grande poder econômico, que através de seus produtos e de todos os atrativos apresentados na festa traz para nosso povo o convívio com outros tantos visitantes que vêm a Paraguaçu prestigiar o evento.
por Sandro Adauto Palhão
 
O Festival
O IV Festival de Música Marolo de Ouro de Paraguaçu é uma realização do município de Paraguaçu, no Sul de Minas, e será uma das atrações da 4ª Festa do Marolo de Paraguaçu, fruta típica, nativa do cerrado e um dos símbolos da terra. O evento será realizado nos dias 14, 15 e 16 de março de 2013, às 20h30, no Teatro Municipal Donato Leite Andrade, situado na Praça Oswaldo Costa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...