Pular para o conteúdo principal

SEMINÁRIO DESTACA IMPORTÂNCIA DA UNIÃO ENTRE EMPRESA, INSTITUIÇÕES DE ENSINO E GOVERNO

No dia 7 de novembro, representantes da Univás, Ufla, UNIFEI, Unifal, Instituto Federal do sul de Minas e Inatel promoveram o seminário "Educação e Inovação Tecnológica a serviço do desenvolvimento do país". O evento ocorreu no Teatro Inatel e reuniu as instituições de ensino com representantes de entidades governamentais, como Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Saúde.
O evento representou a conclusão de outros três seminários promovidos na Univás, UNIFEI e Ufla, respectivamente, sobre Saúde, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Agronegócio. Para contextualizar os temas a serem abordados no Seminário do Inatel, antes dos painéis de debates, foram lidos resumos do que foi discutido em cada reunião temática.

Na abertura do primeiro painel de debates do evento, o presidente da FAPEMIG, professor José Policarpo Gonçalves de Abreu, comentou que o Seminário é um dos eventos mais importantes que a FAPEMIG já participou em toda a história da instituição.

Em seu discurso, Policarpo ressaltou que as universidades precisam ensinar os alunos a serem empreendedores e precisam se modernizar. O setor empresarial, segundo ele, pode contribuir com esta modernização. "Precisamos ir para um novo paradigma que é a hélice tríplice: empresa, instituição de ensino e governo trabalhando em conjunto para o desenvolvimento sustentável, que implica em apoiar a ciência, a tecnologia e a inovação", disse.

Painel de debates
Durante o seminário, foram promovidos dois painéis de debates para discutir aspectos e projetos para contribuir com o desenvolvimento do sul de Minas. O primeiro painel reuniu representantes das instituições de ensino e do Inatel, o presidente da FAPEMIG e o diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da Fundação, Paulo Kleber Duarte Pereira. No painel foram discutidas medidas e projetos para garantir o apoio do governo do estado e da FAPEMIG a projetos e pesquisas acadêmicas.

Durante o painel, Paulo Kleber ressaltou que as instituições de ensino participantes do evento ocupam cada vez mais uma posição de grande destaque no país. "Nós temos que procurar maneiras de transferir o conhecimento das universidades para as empresas", disse.

O segundo painel de debates foi mediado pelo coordenador geral do Seminário, professor Elias Kallás e contou com a participação de representantes dos governos municipais da região, do MCTI e do Ministério da Saúde. O painel apontou demandas da sociedade em que governo e instituições de ensino podem trabalhar em conjunto para suprir, como saúde, educação e desenvolvimento tecnológico. O painel discutiu também como o conhecimento pode se transformar em benefícios para a sociedade local em que a instituição de ensino está alocada.

Em meio às discussões do painel, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, professor Dr. Sérgio Muhlen, ressaltou que a faculdade deve permitir que as empresas ingressem no meio acadêmico para auxiliar no processo de transferência do conhecimento científico para o mercado. Muhlen explicou também que pesquisa e inovação são conceitos diferentes, segundo ele, pesquisa transforma investimento em conhecimento novo, inovação transforma investimentos em produtos para a sociedade. "O Inatel, por exemplo, consegue fazer inovação real por que existe uma área física dentro da instituição [o Inatel Competence Center] onde as inovações empresariais e industriais acontecem", exemplificou.

A representante do secretário de Política de Informática do MCTI - SEPIN, professora Deborah Braga mencionou que a Lei de Informática pode auxiliar no processo de inovação e concordou com os membros do painel de que as empresas precisam saber trabalhar em conjunto com as instituições de ensino. "É interessante que a inovação não é um requisito da Lei, a gente pode usar os recursos da Lei de Informática para gerar conhecimento, que é a pesquisa, dentro da instituição de ensino, e também para gerar inovação, que é produto no mercado", disse.

Ao final do evento, Inatel, Univás, UNIFEI, Ufla, Unifal e IF sul de Minas assinaram um protocolo em que se comprometem a atuarem em conjunto em benefício da região. "Juntos, tenho certeza, que construiremos um sul de Minas Gerais melhor e um país melhor. Fica meu agradecimento a todos os presentes e às instituições parceiras deste evento", disse o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, no encerramento do Seminário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...