Pular para o conteúdo principal

5ª FESTA DO MAROLO DE PARAGUAÇU

Entre os dias 19 e 23 deste mês, acontecerá mais uma edição da Festa do Marolo de Paraguaçu, no Sul de Minas, evento que conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Com o tema "Marolo maduro tem futuro!", a 5ª edição terá atrações culturais, educacionais, esportivas e gastronômicas, dentre as quais o já renomado Festival de Música "Marolo de Ouro" e o Concurso de Culinária com Marolo, além de seminário, projetos educacionais envolvendo os alunos das escolas municipais, apresentações culturais, feira gastronômica e de artesanato.

A Universidade tem contribuído para melhorar o cultivo e o aproveitamento do marolo na região, por meio de projetos de extensão com interface na pesquisa, desenvolvidos por docentes e discentes, como é o caso da Profa. Flávia Della Lúcia da área de Ciência dos Alimentos da UNIFAL-MG. Abaixo, leia texto divulgado no folder, de autoria da pesquisadora em parceria com o engenheiro agrônomo da EMATER de Paraguaçu, Carlos Magno de Mesquita.

O marolo - organizar de forma sustentável e ética
Como todos nós da região sabemos, o marolo é um fruto muito apreciado e que chama a atenção de todos ao seu redor, pelo seu forte aroma. No entanto, este fruto poderia ser melhor aproveitado comercialmente.

A realidade mostra que todos os envolvidos com o marolo (produtores, vendedores, autoridades, pesquisadores e outros) deviam se organizar, unindo forças para a garantia da qualidade do fruto. Caso contrário o marolo pode não ter um futuro promissor.

A produção regional ainda não se apresenta consolidada e, além disso, a natureza do fruto e a forma como é transportado, estocado e processado, podem afetá-lo, comprometendo a aparência, o aroma e seu valor nutritivo e funcional. É de suma importância colher o marolo na época correta de maturação. Existem sinais de que o fruto está na época ideal para a colheita.

O primeiro deles é a cor da casca, que deve estar verde-amarelada ou ligeiramente mais escura. Além disso, a casca deve estar macia, sensível ao toque com os dedos. Também devemos verificar se o fruto apresenta um distanciamento entre os gomos na malha de sua casca, mostrando que há uma quantidade de polpa suficiente para garantir o desenvolvimento do fruto fora da planta. Estes sinais garantem que, a partir deste ponto, o fruto pode amadurecer e desenvolver o sabor, o aroma e a textura, que são tão apreciados. O fruto caído deve ser logo colhido para não ser contaminado.

Mais detalhes na página da festa: www.festadomarolo.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...