Pular para o conteúdo principal

CONSÓRCIO VAI RECUPERAR BACIA DO RIO MANDÚ

Além de Pouso Alegre, integrarão o consórcio as cidades de Ouro Fino e Borda da Mata. O esforço intermunicipal se soma ao conjunto de ações para conservação e recuperação dos recursos hídricos no município
Na semana em que o mundo celebra a função elementar da água para a manutenção da vida e em meio a um dos períodos mais secos da história do país em plena estação chuvosa, a Prefeitura de Pouso Alegre, no Sul de Minas, se mobiliza em torno de um conjunto de ações para a recuperação e conservação de seus recursos hídricos. 
 
No ato mais importante da mobilização, o prefeito Agnaldo Perugini reúne os municípios de Borda da Mata e Ouro Fino para a criação do Consórcio Intermunicipal de conservação do Rio Mandu. O esforço regional terá a missão de restaurar e conservar o rio cujo leito se estende por essas cidades.

O lançamento do consórcio foi feito na Faculdade Católica de Pouso Alegre (Facapa) na manhã de ontem, quinta-feira, 20, durante a abertura do evento “Encontro das Águas”, organizado pela Prefeitura por meio de sua Gerência de Recursos Hídricos, órgão ligado à Secretaria de Governo. A proposta é criar um ambiente de cooperação entre os municípios, descentralizando recursos técnicos e financeiros, além de unir esforços na busca por recursos, desenvolvimento de projetos e implantação de políticas públicas voltadas para a conservação da bacia do Rio Mandu.

O consórcio se encarregará ainda do planejamento, regulação e fiscalização dos recursos hídricos do rio. “Esta união entre municípios é fundamental para garantir que as águas do Mandu recuperem sua saúde desde sua nascente até desaguar no Sapucaí Mirim. Esse consórcio é um exemplo de que só vamos ter um planeta melhor, mais limpo e próspero, se nos unirmos em torno do bem-comum”, propõe o prefeito Agnaldo Perugini (PT).

O Rio Mandu nasce na Serra, zona rural do município de Ouro Fino, seu leito corta o município de Borda da Mata, atingindo seu maior volume já no município de Pouso Alegre, onde deságua no Rio Sapucaí Mirim. Suas águas são utilizadas pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais, a Copasa, para fornecer água tratada às populações dessas cidades.

Encontro das Águas
A Semana da Água em Pouso Alegre será marcada por quatro dias de discussões intensas em torno das políticas e ações de conservação dos mananciais. A Gerência de Recursos Hídricos da Prefeitura promove entre os dias 20 e 22 o 1º Encontro das Águas. Uma série de palestras e oficinas vão discutir os problemas e propor soluções para recuperação e conservação dos mananciais. 
 
Ao final dos trabalhos, com base nas contribuições dos participantes, será elaborada a “Carta das Águas”. O documento será referencial para a aplicação das políticas públicas de recursos hídricos no município.  Na manhã de sábado, 22, o último dia do evento será realizado na Câmara Municipal, das 8h às 17h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...