Pular para o conteúdo principal

PESQUISADOR DA FEDERAL DE ALFENAS PARTICIPA DE PROJETO SOBRE VACINA CONTRA FEBRE AMARELA

Com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), o pesquisador da Universidade, Luiz Cosme Cotta Malaquias, professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), está participando de um projeto multicêntrico sobre a duração da vacina contra febre amarela, desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com o professor Luiz Cosme, desde 2013, mais de 300 amostras de soros de indivíduos, coletadas em Alfenas, no Sul de Minas, foram processadas no Laboratório de Vacinas da Universidade e enviadas aos Laboratórios de Virologia e Bioindicadores do Instituto Oswaldo Cruz e Centro de Pesquisas Rene Rachou, ambos da Fundação Oswaldo Cruz.  

“Os resultados desta pesquisa mostram uma menor imunogenicidade da vacina contra febre amarela em condições de rotina dos serviços de imunização quando comparado com os estudos controlados e apontam para uma provável necessidade de um tempo menor para a dose de reforço para garantir uma maior proteção”, revela o pesquisador, acrescentando que novas pesquisas estão em andamento para avaliar os níveis de proteção em indivíduos revacinados.

O primeiro trabalho do grupo, que conta também com a parceria do Instituto de Biologia do Exército e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas, foi aceito para publicação em uma conceituada revista da área de vacinas, Vaccine, com o título "Duration of post-vaccination immunity against yellow fever in adults". 

Para o professor, a oportunidade de participar de um projeto dessa grandeza, coloca a UNIFAL-MG em posição privilegiada, uma vez que além de divulgar a Instituição nacional e internacionalmente, possibilita a oportunidade de estabelecer parcerias, como a estabelecida com o Centro de Pesquisas René Rachou, por exemplo, o que favorece a captação conjunta de recursos financeiros em agências de fomento.  

“Alunos de graduação e pós-graduação estão sendo enviados a um dos laboratórios parceiros para realização de experimentos de suas dissertações. O estabelecimento de colaborações com outras instituições é um item que é utilizado pela Capes na avaliação de programas de pós-graduação e isto poderá impactar positivamente na melhoria do conceito de programas institucionais”, explica. 
 
Ao comentar sobre a sua satisfação pessoal em poder contribuir para a pesquisa, Prof. Luiz Cosme salienta a possibilidade de poder trabalhar com colegas pesquisadores e a troca de experiências. “Dois pesquisadores que integram o projeto foram meus contemporâneos durante a pós-graduação – professor Olindo Assis Martins Filho e professora Iramaya Rodrigues Caldas. A troca de experiências, o estabelecimento de parcerias e as publicações são eventos muito positivos na carreira profissional”, avalia.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...