Pular para o conteúdo principal

PESQUISADOR DA FEDERAL DE ALFENAS PARTICIPA DE PROJETO SOBRE VACINA CONTRA FEBRE AMARELA

Com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), o pesquisador da Universidade, Luiz Cosme Cotta Malaquias, professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), está participando de um projeto multicêntrico sobre a duração da vacina contra febre amarela, desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com o professor Luiz Cosme, desde 2013, mais de 300 amostras de soros de indivíduos, coletadas em Alfenas, no Sul de Minas, foram processadas no Laboratório de Vacinas da Universidade e enviadas aos Laboratórios de Virologia e Bioindicadores do Instituto Oswaldo Cruz e Centro de Pesquisas Rene Rachou, ambos da Fundação Oswaldo Cruz.  

“Os resultados desta pesquisa mostram uma menor imunogenicidade da vacina contra febre amarela em condições de rotina dos serviços de imunização quando comparado com os estudos controlados e apontam para uma provável necessidade de um tempo menor para a dose de reforço para garantir uma maior proteção”, revela o pesquisador, acrescentando que novas pesquisas estão em andamento para avaliar os níveis de proteção em indivíduos revacinados.

O primeiro trabalho do grupo, que conta também com a parceria do Instituto de Biologia do Exército e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas, foi aceito para publicação em uma conceituada revista da área de vacinas, Vaccine, com o título "Duration of post-vaccination immunity against yellow fever in adults". 

Para o professor, a oportunidade de participar de um projeto dessa grandeza, coloca a UNIFAL-MG em posição privilegiada, uma vez que além de divulgar a Instituição nacional e internacionalmente, possibilita a oportunidade de estabelecer parcerias, como a estabelecida com o Centro de Pesquisas René Rachou, por exemplo, o que favorece a captação conjunta de recursos financeiros em agências de fomento.  

“Alunos de graduação e pós-graduação estão sendo enviados a um dos laboratórios parceiros para realização de experimentos de suas dissertações. O estabelecimento de colaborações com outras instituições é um item que é utilizado pela Capes na avaliação de programas de pós-graduação e isto poderá impactar positivamente na melhoria do conceito de programas institucionais”, explica. 
 
Ao comentar sobre a sua satisfação pessoal em poder contribuir para a pesquisa, Prof. Luiz Cosme salienta a possibilidade de poder trabalhar com colegas pesquisadores e a troca de experiências. “Dois pesquisadores que integram o projeto foram meus contemporâneos durante a pós-graduação – professor Olindo Assis Martins Filho e professora Iramaya Rodrigues Caldas. A troca de experiências, o estabelecimento de parcerias e as publicações são eventos muito positivos na carreira profissional”, avalia.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...