Pular para o conteúdo principal

20 ANOS DA LEI ORGÂNICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO


Com o tema Ministério Público e políticas públicas, foi aberta nesta tarde a Semana do Ministério Público 2014. Neste ano, a Lei Orgânica do Ministério Público de Minas Gerais (Lei Complementar n.º 34/1994) completa 20 anos. Por isso, durante a abertura, foi feita homenagem ao ex-procurador-geral de Justiça Castellar Modesto Guimarães Filho, que criou comissão para redigir a lei, e aos integrantes dessa comissão Joaquim Cabral Netto, José Pontes Júnior, José Antero Monteiro Filho, Flodesmidt Riani, Antônio Aurélio Santos, Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa e Bertoldo Mateus de Oliveira Filho.

Castellar agradeceu em nome de todos os homenageados e destacou o fato de a Lei Complementar n.º 34/1994, fruto da competência e do excepcional trabalho da comissão, ter sido o ponto de partida para que o MPMG alcançasse a excelência que tem hoje. Em seguida, o procurador-geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt, falou sobre o amadurecimento do MPMG nesses 20 anos e sobre a importância do trabalho em colaboração, que permitiu, inclusive, as recentes alterações na Lei Orgânica, necessárias ao crescimento da instituição.

Compuseram o dispositivo de honra, o procurador-geral de Justiça; o corregedor-geral do Ministério Público, Luiz Antônio Sasdelli Prudente; a ouvidora do Ministério Público, Ruth Lies Scholte Carvalho; o desembargador Afrânio Vilela, representando o presidente de Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Pedro Carlos Bitencourt; a defensora pública geral, Christiane Neves Procópio; o coronel Pedro Alvarenga, representando o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Ivan Gamaliel Pinto; e o presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), Nedens Ulisses Freire Vieira.

A solenidade foi encerrada com uma apresentação Sexteto de Metais da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais.


Lei Orgânica do MPMG
O procurador de Justiça Joaquim Cabral Netto explica que a Constituição Federal de 1988, a Constituição Estadual de 1989 e a Lei Orgânica Nacional do Ministério Público de 1993 estabeleceram princípios relativos ao Ministério Público que levaram à necessidade de uma adequação das disposições então existentes às novas regras criadas. Por isso, o então procurador-geral de Justiça de Minas Gerais Castellar Modesto Guimarães Filho constituiu, pela Resolução n.º 16, de março de 1993, uma comissão encarregada de elaborar o anteprojeto de lei orgânica do Ministério Público de Minas Gerais. 

O resultado do trabalho, que contou com a participação de muitos membros da instituição que enviaram sugestões à comissão, foi enviado à Assembleia Legislativa em agosto de 1993. O texto foi transformado em lei no dia 12 de setembro de 1994. De acordo com Joaquim Cabral, depois de muitas discussões e emendas, o texto foi aprovado com a essência de suas disposições mantidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...