Pular para o conteúdo principal

ALIMENTOS ORGÂNICOS COMEÇAM A SER INCLUÍDOS NA MERENDA ESCOLAR EM POUSO ALEGRE


Os cerca de 16 mil alunos da rede municipal de Educação de Pouso Alegre, no Sul de Minas, já começam a sentir uma mudança radical em seus cardápios. 2015 marca o início da inserção gradativa de alimentos orgânicos na merenda escolar. A alteração atende à Lei Municipal 5513/2014, aprovada em setembro do ano passado na Câmara de Vereadores.

De autoria dos vereadores Rafael Huhn (PT), Ney Borracheiro (PPS) e Flávio Alexandre (PR), à época integrantes da Comissão de Educação , Cultura, Esporte e Lazer, a proposta tornou Pouso Alegre o primeiro município do país a ter lei específica que regulamenta a inclusão na merenda escolar de produtos isentos de produtos químicos, agrotóxicos e hormônios sintéticos ao longo de toda sua cadeia de produção. 

A lei prevê a introdução gradativa desses produtos até que 100% das escolas da rede possam oferecê-los aos alunos. Conforme a Secretaria de Educação, as primeiras chamadas para aquisição dos produtos devem ser feitas a partir do segundo semestre. A expectativa é que a partir dos primeiros chamamentos públicos, a cadeia produtiva de alimentos orgânicos no município se desenvolva e passe a ter condições crescentes de abastecer as escolas.

“É motivo de orgulho para nós saber que Pouso Alegre está na vanguarda de um tema que envolve a qualidade de vida de nossos jovens, a sustentabilidade econômica de pequenos agricultores e a preservação do meio ambiente”, observa o presidente da Câmara, Rafael Huhn. 

Ele lembra que a proposta recebeu contribuições importantes de entidades de educação e pesquisa no meio agrícola. Colaboraram para o projeto o Instituto Federal Tecnológico de Educação, Ciência e Tecnologia, o IF Sul de Minas, e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas, a Emater.

Agenda sustentável
O pioneirismo de Pouso Alegre se alinha com políticas do governo federal voltadas para a sustentabilidade no campo e o fortalecimento da agricultura familiar. A grande vitrine deste esforço é o programa Brasil Agroecológico, que até o final de 2015 deve destinar R$ 8,8 bilhões para o financiamento da produção orgânica na agricultura familiar. 

Os agricultores podem ter acesso a linhas especiais de crédito por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf.

O último relatório ‘Estado da Alimentação’, divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro de 2014, defendeu que a agricultura familiar tem capacidade para colaborar na erradicação da fome mundial e alcançar a segurança alimentar sustentável. No Brasil, ela já desempenha esse papel. 

Com pelo menos cinco milhões de famílias, o segmento representa 84% de todas as propriedades rurais do País, apesar de ocupar apenas 24,3% do total da área utilizada por estabelecidos agropecuários.

Segundo o documento da ONU, a agricultura familiar produz cerca de 80% dos alimentos consumidos e preserva 75% dos recursos agrícolas do planeta. No Brasil, os agricultores familiares são responsáveis pela maioria dos alimentos que chegam à mesa da população, como o leite (58%), a mandioca (83%) e o feijão (70%). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...