Pular para o conteúdo principal

COBERTURA DE SAÚDE DA FAMÍLIA CHEGA A 73% EM POÇOS DE CALDAS

UBS pode atender até 85% das demandas de saúde


A cobertura das equipes de Saúde da Família em Poços de Caldas foi ampliada de 54% em 2012, para 73% em 2015. As ações de fortalecimento e ampliação da Atenção Básica garantem o atendimento a aproximadamente 120 mil pessoas em todas as regiões do município.

Hoje, Poços de Caldas tem 32 equipes de ESF cadastradas no Ministério da Saúde. Além do aumento das equipes, a Prefeitura investiu na melhoria da estrutura física, com obras de construção e ampliação de dez Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

Desde 2013, seis UBS foram inauguradas: UBS Regional Sul, UBS Regional Leste, Kennedy I, Jardim Itamaraty, Santa Augusta e Quissisana. Até 2016, mais quatro unidades serão entregues à população: Bortolan, Country Club, Santa Rosália e Kennedy II, cujas obras estão em andamento.

“O nosso objetivo é fortalecer a atenção básica de saúde à população, ampliar o atendimento, dar condições aos trabalhadores para melhorar a qualidade dos serviços prestados e garantir conforto aos nossos usuários”, destaca a secretária municipal de Saúde, Fátima Livorato.

Na prática, os moradores podem contar com equipe completa formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde e pessoal de apoio administrativo e de limpeza. A UBS é a principal porta de entrada dos serviços de saúde do município. Segundo a secretária de Saúde, até 85% dos casos podem ser solucionados na própria unidade com profissionais qualificados e estrutura adequada.

A ampliação das equipes foi possível graças à adesão do município ao Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, desde 2013. Nas 32 equipes, são 15 médicos deste programa, todos pagos pelo Ministério da Saúde, proporcionado economia para o município.

Além da equipe básica, a Saúde da Família conta com equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com um total de 24 profissionais distribuídos em três equipes, formadas por assistente social, fisioterapeuta, farmacêutico, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional e educador físico. 

Houve também ampliação de atendimento odontológico, totalizando cinco equipes de Saúde Bucal na Saúde da Família, além redistribuir cirurgiões dentistas da rede em diversas UBS.

Novos serviços
A ampliação e descentralização dos serviços fazem com que os moradores tenham à disposição, mais próximo de suas residências, salas de vacina, teste do pezinho e sondagem pela equipe de Enfermagem. 

O Programa de Tabagismo também está sendo descentralizado. Está sendo implantado, ainda, o Serviço de Atenção Domiciliar “Melhor em Casa”, que possibilita a desospitalização e o atendimento especializado de forma humanizada, contribuindo para a oferta de leitos nos hospitais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...