Pular para o conteúdo principal

CULTURA: DOCUMENTÁRIO RETRATA A LUTA DO MOVIMENTO NEGRO DE ALFENAS


Contar a história de um movimento que surgiu no início da década de 1990 em Alfenas, no Sul de Minas, pela valorização das expressões culturais da comunidade afrodescendente na cidade. 

Com esta proposta surgiu o documentário “NCNA – Núcleo de Consciência Negra de Alfenas”. A produção, uma parceria do Núcleo e a Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas), teve seu lançamento oficial no dia 11 de abril, na Sala de Eventos Professor Edson Antônio Velano, na Biblioteca Central da Universidade.

Ao resgatar boa parte do trabalho desenvolvido pelo NCNA há mais de 20 anos, o vídeo conta, como disse em depoimento a socióloga Daniela Roberta Antônio Rosa, a história de uma família negra que começou a lutar para manter viva a cultura de seus antepassados. 

Com o tempo o trabalho do Núcleo cresceu e, além de debater questões relacionadas à identidade afro e promover eventos ligados a ela, tornou-se um local que trabalha a responsabilidade social. 

Em sua sede há várias atividades ligadas à dança, artes marciais e, graças a parceiros, são distribuídos na casa dos fundadores do Núcleo pães e frutas a famílias que necessitam de tal ajuda assistencial.

O documentário começou a ser elaborado em novembro de 2015 e foi concluído em abril de 2016. São 40 minutos de produção, com 25 depoimentos que mergulham em fatos marcantes que levaram ao surgimento do Núcleo. 

A cultura popular, como a Congada, Folia de Reis, Moçambique, religiões de matriz africana, a Escola de Samba do Bairro Santos Reis e a capela dedicada aos três reis magos, construída em 1917 e considerada como a mais antiga do século 20 no Brasil, segundo pesquisa desenvolvida pelo Reisado do Estado do Rio de Janeiro, bem como o debate de que o racismo existe, são retratados na produção.

Em números, foram cerca de 10 horas de gravação e 44 horas de edição. A TV Alfenas deu importante contribuição ao Documentário graças ao seu arquivo; assim como o NCNA, que contribui com fotos. 

A produção envolveu três colaboradores da assessoria de comunicação da Unifenas (Galvone Praga de Oliveira, cinegrafista; Davidson Eustáquio da Silva, editor de imagens e arte; e Everton Luiz Marques, jornalista responsável).
com Everton Marques - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...