Pular para o conteúdo principal

QUALIDADE: PESQUISADORES DO INCT CAFÉ APONTAM ESTRATÉGIAS PARA DESAFIOS NO SETOR


O Estado de Minas Gerais é o maior produtor de café do país, sendo o Brasil o maior produtor e exportador mundial, de acordo com o Ministério da Agricultura. 

No entanto, o Procon apontou, em setembro deste ano, que 30,7% do café em Minas Gerais está impróprio para o consumo. Pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT Café), que tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), comentam o caso e sugerem o acompanhamento durante todo o processo de produção das indústrias, a educação sobre a qualidade do café, e novas aplicações para o café impróprio.

Entre 2014 e 2015, o Procon analisou 241 mostras de café com o objetivo de instaurar procedimentos contra fornecedores que produzem café em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos competentes. A relação dos cafés analisados está disponível aqui. 

A pesquisa iniciou após a percepção, em 2013, de que o café “torrado e moído” foi o que apresentou mais denúncias e não conformidades no segmento alimentício no Estado. 

De acordo com a investigação, 4,2% dos cafés registraram alto índice de ocratoxina, que é uma substância tóxica e cancerígena. 

O levantamento também apontou que 2,1% das amostras tinham milho. Em alguns casos, 6,04% do peso total do produto correspondia a elementos estranhos ao café.

A professora tutora do Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café, do INCT, Rosemary Gualberto, comenta que já foram realizadas diversas pesquisas em Minas Gerais sobre os efeitos da adulteração no café. 

Entre elas, uma análise dos principais adulterantes como casca, palha melosa e milho. Um dos efeitos é, por exemplo, a perda da ação antioxidante do café, com o acréscimo do milho que se transforma em açúcar. 

A pesquisadora acredita que falta um programa de controle e gestão de qualidade dentro das indústrias mineiras e sugere: “é preciso adotar estratégias que atuem junto com as empresas. Assim, elas poderão não apenas fazer um café que se enquadre, mas incorporar e assumir a ideia de controle de qualidade, beneficiando a todos e não só para evitar a multa”, comenta.

Ensinar sobre a qualidade do café é uma das estratégias indicada pelos pesquisadores do INCT Café. Sendo assim, no dia 5 de outubro, foi inaugurada a CAFESAL, uma Cafeteria Escola da Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

Com ela, tem-se o objetivo de qualificar estudantes, professores, funcionários e comunidade externa no preparo e consumo de cafés de qualidade. 

O coordenador do INCT Café, Mário Lúcio Vilela de Resende, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), diante do cenário, sugere também: “para diminuir as irregularidades, a nossa ideia é tirar esse café ruim do mercado. É possível dar outro uso para ele, usando-o como fertilizantes de plantas, por exemplo. Estamos tentando achar outros caminhos e fazer outros produtos que tenham valor agregado e que não agrida a saúde”, comenta.
por Roberta Nunes - da FAPEMIG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...