Pular para o conteúdo principal

JOVEM MINEIRO VENCE COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA SUÍÇA

Aluno da UNIFEI, Fábien Oliveira apresentou o Milênio Bus, um projeto tecnológico de mobilidade urbana

A vida escolar do jovem Fábien Giovani de Oliveira começou de forma meio conturbada. No início, o menino tímido de Ouro Fino, no Sul de Minas, enfrentou muitas dificuldades de adaptação na escola. No ensino médio, teve seu primeiro contato com o empreendedorismo. 

Na faculdade, começou a desenvolver diversos projetos de empreendedorismo relacionados à engenharia. 

Após participar de uma competição internacional, o jovem de apenas 22 anos deu um passo maior e se tonou o primeiro brasileiro a vencer a Olimpíada Internacional de Tecnologia e Inovação, na Suíça.

Seu primeiro contato com o empreendedorismo foi no ensino médio. “Pelo fato de o tema ser muito novo no país, tive que estudar e pesquisar bastante”, relata. Neste período, o jovem começou a desenvolver projetos para aplicar os conhecimentos à engenharia tecnológica, que era a área em que ele desejava atuar.

No início de 2015, Fábien fundou, com alguns amigos da universidade, sua primeira empresa, chamada Oriens Energia, “uma startup que trabalha com projetos, monitoramento e instalação de sistemas de eficiência energética e geração solar fotovoltaica, otimizando o consumo de energia e levando energia renovável para todos”, explica.

Com o projeto Milênio Bus, Fábien foi selecionado para participar da International Create Challenge ICC'2017, de 30 de agosto a 19 de setembro, em Martigny, na Suíça. Para a edição deste ano, foram selecionados sete países. Fábien representou o Brasil e a América Latina e venceu a competição.

Durante a Olimpíada, ele apresentou o projeto tecnológico de mobilidade urbana, Milênio Bus. Composto por um hardware e um aplicativo de celular interligado ao ônibus, o dispositivo permite que o passageiro realize o pagamento da passagem de forma digital, além de outras funções, como saber com antecedência se o ônibus está cheio ou não.

Depois de três semanas de muita dedicação e esforço, Fábien se consagrou campeão mundial da Olimpíada. 

Além disso, ele se tornou o primeiro brasileiro a trazer esse título para o  país. Indagado sobre como surgiu o interesse pela tecnologia, Fábien explica que se considera um pouco autodidata. 

“Sempre me instruí por esforço próprio, sem ter um incentivador ou mestre para me ajudar.” Além disso, ele conta que em sua família não existe nenhuma pessoa da área de tecnologia que pudesse apresentar as maravilhas dessa área. “Tudo o que aprendi até hoje foi porque busquei conhecimentos sozinho, seja em sites, blogs, livros, entre outros”, finaliza.

por Paula Isis - do SIMI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...