Pular para o conteúdo principal

GEOESTATÍSTICA NA LAVOURA CAFEEIRA CONTRIBUI PARA ANALISAR DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE PRAGAS E DOENÇAS

Revista Coffee Science da UFLA disponível no Observatório do Café divulga quinze artigos que demonstram recentes avanços da pesquisa cafeeira

A revista Coffee Science, publicação técnico-científica especializada em cafeicultura, editada no âmbito do Consórcio Pesquisa Café pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), publicou, nesta sua quarta edição do ano de 2017, 15 trabalhos científicos como resultados de pesquisas realizadas recentemente.

Na publicação, merecem destaque dois trabalhos que tratam da aplicação da geoestatística como ferramenta para analisar a distribuição espacial de pragas e doenças. São eles: ‘Uso da geoestatística no manejo sustentável de nematoides de galhas do cafeeiro’; e ‘Distribuição espacial do ataque da broca-do-café no café conilon’.

A Coffee Science, que tem periodicidade trimestral, é publicada online, com acesso gratuito, contempla artigos técnico-científicos originais, publicados integralmente. 

Para fins de divulgação, o primeiro artigo, dessa quarta edição (Coffee Science vol. 12, n° 4 de 2017), "Uso da geoestatística no manejo sustentável de nematoides de galhas do cafeeiro", foi publicado por dois pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), os quais demonstram a utilização da geoestatística como ferramenta de mapeamento espacial dos fitonematoides para  identificar a espécie desse patógeno, visando o seu manejo e controle. 

A espécie de fitonematoide, objeto dessa pesquisa, foi a Meloidoigyne exigua, avaliada quanto à probabilidade de infestação e dano econômico.

Nesse caso, a pesquisa constatou, sumariamente, que os modelos geoestatísticos são apropriados para descrever o comportamento espacial dos fitonematoides. E, ainda, que foi possível visualizar a maior incidência de infestações e, também, as áreas livres desse patógeno possibilitando assim o melhor planejamento das atividades de manejo da lavoura, com a aplicação de insumos (químicos ou biológicos) necessários ao seu controle.

Com relação ao segundo artigo em destaque, "Distribuição espacial do ataque da broca-do-café no café conilon", o qual foi publicado por cinco pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o trabalho demonstra que o conhecimento do padrão de distribuição espacial de um inseto permite concentrar o esforço amostral e de manejo nos locais onde se encontram as maiores densidades populacionais.

Além disso, também demonstrou que o comportamento espacial do inseto forneceu informações sobre as condições no agroecossistema e, ainda, a migração ou agregação da praga. 

A propósito da importância do manejo de pragas, o presente artigo acrescenta que o conhecimento sobre a distribuição espacial de Hypothenemus hampei (broca-do-café), no café conilon, possui raros relatos na literatura. 

A despeito da existência de poucas pesquisas e divulgação dessa praga no café conilon, observou-se uma tendência de movimentação do ataque dessa praga de uma safra para outra.

Esta quarta edição da revista Coffee Science vol. 12, n° 4 de 2017 traz, além dos dois artigos em destaque, mais treze trabalhos científicos de pesquisas realizadas por pesquisadores de instituições parceiras e do Consórcio,  que também valem a pena serem lidos e conferidos pela comunidade científica, por pesquisadores, professores, extensionistas, estudantes, produtores e demais interessados nos avanços da ciência, da tecnologia e de novas ideias aplicadas à cafeicultura. 

Esta edição, assim como as demais publicadas anteriormente pela UFLA, estão disponíveis na íntegra no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

com Lucas Tadeu Ferreira e Anísio José Diniz - da Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...