Pular para o conteúdo principal

UNIDADES DEMONSTRATIVAS DA EPAMIG SÃO INSTALADAS NO CAMPO DAS VERTENTES


No mês de dezembro do ano passado, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) finalizou a instalação de cinco novas Unidades Demonstrativas de fruticultura (UDs) na região Campo das Vertentes. 

Ao todo, foram instaladas três novas unidades no município de Ibertioga e duas no município de Carandaí, todas voltadas para o plantio de videiras da variedade Niágara Rosada.

Atualmente, a EPAMIG conta com 27 UDs espalhadas pelos municípios de Barroso, Prados, Resende Costa, Lagoa Dourada, Coronel Xavier Chaves, Tiradentes, São João del Rei, Carandaí, Ibertioga  e Piedade do Rio Grande. Alguns desses municípios, como Prados, Lagoa Dourada, Carandaí e Ibertioga, possuem um convênio de cooperação técnica com a EPAMIG.

As Unidades demonstrativas são áreas particulares (pertencentes aos produtores) para demonstrações práticas sobre o plantio de determinadas culturas. No caso do Campo das Vertentes, são cultivadas frutíferas de clima temperado (figo e uva). 

Com a implantação das UDs, a EPAMIG se responsabiliza pelo repasse de tecnologias e fornecimento de mudas, e os extensionistas da Emater-MG prestam assistência técnica. 

“Também é imprescindível, o envolvimento das secretarias de meio ambiente e agricultura dos municípios”, observa o pesquisador Paulo Norberto.

Segundo os pesquisadores Paulo Norberto e Ângelo Albérico, responsáveis pela implantação e orientação técnica das UDs, a diversificação de cultivo é uma alternativa para pequenos e médios produtores e também para o município, que ganha nova fonte de renda com as frutas e doces resultantes dessa ação. “As UDs acabam incrementando a renda de 27 famílias, e o mais importante, motivam outros produtores a ampliar a área cultivada com frutas”, afirmam.


Os produtores das UDs, geralmente, iniciam sua plantação com figueiras, por ser uma cultura de manejo relativamente fácil, com a característica de geração de alto valor agregado, por meio da confecção de doces. Além da opção da venda do fruto, uma vez que, as agroindústrias da região carecem de matéria prima para o seu pleno funcionamento.

Numa segunda fase do programa, quando os produtores já estão mais familiarizados com o manejo, passa-se para o cultivo de outras frutíferas como o da uva para mesa das variedades Niágara rosada e Niágara Branca, muito apreciadas pelos consumidores e com bom preço de mercado na região. 

Os pesquisadores afirmam ainda que, das 27 Unidades Demonstrativas de frutíferas, 14 unidades cultivam as videiras.

Segundo o secretario Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Ibertioga, Moacir Oliveira, cerca de 90% da produção da região vem da monocultura do leite. 

Para mudar esse cenário, foram escolhidos três pequenos produtores para receberem 600 mudas de videira Niágara rosada e que serão acompanhados pelos pesquisadores da EPAMIG durante todo o processo.

“O presidente da EPAMIG, em visita ao município, comentou conosco a possibilidade de plantarmos oliveiras em Ibertioga. Como não temos frio suficiente, os pesquisadores da Epamig, sugeriram o cultivo da videira” afirma Moacir.

da assessoria da Epamig

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...